Noticias

Cohab sela parceria com a OAB Campinas

 Rita Hennies
04/03/2013

Representantes da OAB Campinas estiveram reunidos com o secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ricardo Chiminazzo, nesta sexta-feira, 1º de março, para dar início a uma parceria para ampliar as ações do Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS), voltadas ao beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida no município.

Além do presidente da entidade, Daniel Blikstein, a reunião contou com a participação dos presidentes das comissões de Ação Social e Direitos Humanos da OAB Campinas, Herbert Cardoso e Raquel Tamassia.

A meta é que os profissionais da OAB já envolvidos nas comissões que auxiliam a população carente do município atuem juntamente aos técnicos da Cohab-Campinas, nas ações de prestação de informação para a vida em condomínio e de cidadania, previstas no PTTS.
Outra proposta feita pelo presidente da instituição foi a de oferecer capacitação jurídica às equipes de assistentes sociais da Cohab-Campinas e da Secretaria de Habitação (Sehab), para aprimorar a orientação prestada às famílias atendidas em nível habitacional.

“É do nosso interesse estarmos mais perto da comunidade. E nós queremos, além de aproximar a OAB da população, estreitar o contato dos advogados com essas pessoas, de modo que essa vivência influencie diretamente na atuação dos profissionais”, explicou Blikstein.

Chiminazzo recebeu a proposta da OAB Campinas com entusiasmo e reiterou a necessidade desse trabalho conjunto para melhorar ainda mais o auxílio prestado às famílias. “Lidamos com um público carente de informação, famílias que se mudam para os empreendimentos vinculados ao PMCMV em grande número e que viviam de modo bastante diferente da atual condição de condôminos. E antes das mudanças, ou mesmo depois da instalação dos beneficiários nos apartamentos, nossas equipes trazem inúmeras questões domésticas ou conflitos que necessitam de orientação mais específica”, salientou.

Resultado

Ao final do encontro, foi agendada uma segunda reunião para dia 15 de março, dessa vez com a participação dos técnicos dos dois órgãos, para troca de experiências e discussão das necessidades já verificadas junto às famílias pelos assistentes sociais da Cohab e Sehab. Os próximos passos dessa iniciativa serão a criação de um instrumento jurídico para oficializar a parceria entre os órgãos, além da apresentação de um projeto de trabalho por parte da OAB Campinas.

O objetivo do PTTS é resgatar a cidadania dos beneficiários do Minha Casa Minha Vida, através da prestação de informações sobre economia doméstica, já que terão de arcar com custos fixos mensalmente; coleta seletiva de lixo e outras frentes importantes para o dia a dia das famílias, como por exemplo o encaminhamento em ações de trabalho e renda e outras iniciativas.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo financiamento e acompanhamento da execução dos trabalhos.  Já a Prefeitura, por meio da Cohab-Campinas, tem a função de elaborar o PTTS, disponibilizar profissionais para executar as ações e apresentar relatórios financeiros e de atividades à Caixa.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural