Noticias

Presidente da Cohab-Campinas participa da 1ª Jornada da Cidadania no Programa Minha Casa Minha Vida

 15/07/2013

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ricardo Chiminazzo participou, no último sábado, 13 de julho, da  Jornada da Cidadania, uma ação social com prestação de serviços exclusivos às 2.380 famílias do Residencial Jardim Bassoli, na região do Campo Grande, empreendimento construído com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e que começou a ser entregue a partir de abril de 2011. 

Primeira realização do gênero destinada aos beneficiários do PMCMV, a Jornada da Cidadania aconteceu na Escola Estadual Residencial Parque São Bento e a iniciativa foi o resultado da parceria entre a Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC).

O evento contou com a presença do secretário de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida, do diretor jurídico e comercial da Cohab-Campinas, Ricardo Vieira de Almeida Barbosa, do diretor da Secretaria de Habitação, Rodrigo Paradella, da diretora técnica do CIC, Regina Rodrigues Espogino, vereadores, funcionários da Secretaria da Habitação, assistentes sociais da Cohab-Campinas, além da participação de diversos órgãos públicos e demais parceiros, tais como o Conselho Tutelar, Ordem dos Advogados do Brasil, Sorridents e Embeleze.

Foram disponibilizados serviços como emissão de carteira de trabalho para maiores de 14 anos, cadastro de emprego, troca de livros, orientação jurídica nas áreas trabalhista e de consumo, mediação familiar e de vizinhança, entre outros.

Para o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ricardo Chiminazzo, várias parcerias estão sendo efetivadas visando atender a população da forma mais ampla possível. “Este é o primeiro evento e não vamos parar, pois temos acordos já firmados com o Poupa Tempo, Caixa Econômica Federal e diversas outras entidades inseridas neste processo. A ideia é aproveitar um dia como o de hoje em que as pessoas estão mais tranquilas e trazer um pacote de serviços diretamente para os núcleos residenciais, sem que as pessoas precisem se locomover muito para serem atendidas”, finalizou.

A auxiliar de serviços  gerais, Maria Ferreira Neves, foi uma das primeiras a chegar.“ É uma boa oferecer tantos serviços gratuitos na própria comunidade. Eu vim para tratar de um assunto junto ao Conselho Tutelar e e ainda me cadastrar para um emprego, coisa que é difícil fazer na correria do dia a dia”, afirmou.

 Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS)

O PTTS é realizado junto aos beneficiários do PMCMV pela Cohab-Campinas  durante 12 meses, período em que as famílias recebem orientações e acompanhamento em diversas frentes. As famílias obtêm noções sobre coleta seletiva de lixo, economia doméstica, vida em condomínio, encaminhamento em ações de trabalho e renda e outras. Os advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (3ª Subseção Campinas) também prestam orientações aos beneficiários do PMCMV, dentro do PTTS, sobre direitos e deveres nas relações familiares e de vizinhança.

Centro de Integração da Cidadania

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) oferece palestras sobre temas diversos, oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania e atividades educativas de promoção e conscientização na área de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Entre os principais projetos, destacam-se a “Jornada da Cidadania”, o “Sabadania”, o “Educação para Cidadania”, as “Mini-Jornadas” e os “Casamentos Comunitários”, que promovem ações de cidadania, cultura e lazer de forma itinerante em diferentes locais.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural