Noticias

Cohab assina parceria inédita e retoma função de fomentar o setor habitacional

15/07/2013

A Prefeitura, por meio da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Cp), e a Cooperativa Habitacional dos Servidores Públicos (Cohasp) selaram nesta segunda-feira, 15 de julho, na sede da Companhia, uma parceria inédita que promete estimular o setor habitacional no município.

Através da assinatura de um convênio entre Cohab e Cohasp fica estabelecido o primeiro contrato de parceria em que a Companhia retoma sua principal função social, que é a de fomentar a produção de unidades habitacionais por meio de cooperativas. Já neste primeiro momento, a parceria viabilizará a construção de 360 unidades destinadas aos cooperados da Cohasp e/ou familiares indicados.

A Cohab está fomentando, ainda, parcerias com outras cooperativas habitacionais nas cinco regiões da cidade, por intermédio de associações de bairro legalmente constituídas. O intuito é promover moradias em lotes urbanizados de 125 m², para famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil, e de 200 m² para famílias com renda mensal acima desse valor.

De acordo com o secretário de Habitação e presidente da Cohab, Ricardo Chiminazzo, duas cooperativas já estão em fase de organização nas regiões Noroeste e Sudoeste. “Outras parcerias com cooperativas habitacionais de entidades de classe já estão em estudo, como por exemplo o Instituto Cultural Nipo Brasileiro, o Grêmio Recreativo Bonfim e a Cooperativa dos Militares. Todo o processo terá total transparência, com abertura de conta bancária individual e ciência do Ministério Público”, afirmou o secretário.

O vereador André von Zuben, que representou o presidente da Câmara Municipal durante o evento, elogiou a iniciativa. “Eu parabenizo a Cohab pela parceria e pela oportunidade que está  sendo oferecida aos associados da Cohasp”.

Volta às origens

Desde a extinção do Banco Nacional da Habitação, em 1.986, a Cohab encontrou dificuldade para desempenhar sua principal função social, que é a de realizar programas habitacionais no município em conformidade com as diretrizes traçadas pela Administração Municipal, promovendo o planejamento, a produção, o financiamento e a comercialização de moradias para a faixa de interesse social.

Em 2010, no entanto, a implantação na cidade do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), em parceria com o governo federal, resultou na retomada da produção de moradias populares. Atualmente, o déficit habitacional do município está na faixa de 40 mil unidades, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Agora, junto à Cohasp e com a possibilidade de estabelecimento de novas parcerias com cooperativas habitacionais da cidade, a Cohab volta a executar as alternativas possíveis para o setor, inclusive contribuindo para o atendimento das necessidades habitacionais da população carente, já que muitas famílias não se encaixam nas regras do programa por obter renda familiar um pouco acima dos R$ 1,6 mil.

O papel da Cohab nas parcerias será, basicamente, prestar assistências técnica e jurídica, acompanhar a elaboração do projeto habitacional até a aprovação e encaminhar os processos de financiamento junto ao Banco do Brasil ou à Caixa Econômica Federal.

Cohab x Cohasp

No caso específico do contrato estabelecido entre a Cohab e a Cohasp, a cooperativa se responsabilizou pelo cadastramento dos interessados e levantamento socioeconômico. A partir da organização da demanda, a entidade elaborou o projeto, adquiriu a área e realizou estudos sobre os tipos de imóveis a serem implementados e os valores.

Na primeira etapa da parceria serão implementadas 360 unidades habitacionais voltadas a famílias que obtêm renda de três a seis salários mínimos. Pelo projeto, que já tramita na prefeitura sob o protocolo nº 2012/11/15238, são 320 apartamentos de dois três dormitórios e 40 sobrados, distribuídos numa área de 41,2 mil m², localizada na estrada velha de Indaiatuba, próximo ao bairro Icaraí (antiga Fazenda Sete Quedas - Rodovia Lix da Cunha).

A Cohasp também já está negociando uma segunda área de 36 mil m², na mesma região, para implantar outras 300 unidades habitacionais numa segunda etapa da parceria com a Cohab. Outro projeto decorrente da parceria já se encontra em andamento e visa a construção de um empreendimento habitacional destinado aos funcionários da Guarda Municipal.

Sobre a Cohasp

A Cooperativa Habitacional dos Servidores Públicos é uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo social mobilizar e contribuir com seus cooperados, servidores públicos, na luta pela conquista da casa própria. Criada em 5 de Fevereiro de 1993, a Cohasp promove diversas parcerias com instituições para viabilizar projetos habitacionais e atender seus cooperados, de acordo com suas necessidades.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural