Noticias

Presidente do CMPDA faz palestra para assistentes sociais na Cohab-Campinas

 16/09/2013

O presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA), Flavio Lamas, realizou uma palestra na manhã desta segunda-feira, 16 de setembro, no Auditório João de Barro, na sede da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), para assistentes sociais que trabalham diretamente com os beneficiários do Programa Minha casa Minha Vida (PMCMV).

O evento é o primeiro resultado efetivo de uma parceria selada no mês passado entre a Cohab-Campinas e o CMPDA visando a orientação das famílias contempladas pelo PMCMV, dentro das ações previstas no Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS). A ideia é fechar uma linha de atuação no atendimento às famílias proprietárias de animais de estimação que antes moravam em casas, e hoje vivem em apartamentos, para onde insistem em levar os bichos.

De acordo com Flávio Lamas a parceria tem tudo para dar certo. “Nós reconhecemos que as assistentes sociais já fazem um bom trabalho e o que nós queremos é dar apoio ao que já está sendo feito. O foco maior está na tentativa de adaptar as famílias à nova realidade delas, sem que para isso seja necessário abandonar os animais que podem ser adotados ou eventualmente até castrados”, destacou.

A gerente do departamento comercial da Cohab-Campinas, Maria Helena da Silva Régis de Paula, agradeceu o apoio do CMPDA disse que um esforço concentrado nesse sentido vai enriquecer ainda mais ao atendimento que já é dispensado às famílias. “Fizemos o convite para que os técnicos do CMPDA estejam conosco inclusive nas reuniões preparatórias que é um momento especial dentro do processo de adaptação e transição das famílias dos adquirentes”, completou.  

Segundo o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ricardo Chiminazzo, o objetivo é ampliar cada vez mais a prestação de serviços aos beneficiários do PMCMV. “As assistentes sociais da Cohab já orientam as famílias antes e após as mudanças para os apartamentos, mas quem tem um animal de estimação sabe que é difícil deixar o bichinho para trás na hora da mudança. Nosso objetivo é acomodar as pessoas da melhor forma possível ao novo ambiente para onde elas estão sendo levadas”, afirmou.

Parceira efetiva

O primeiro encontro aconteceu no último dia 5 de agosto quando Flávio Lamas afirmou que, com o apoio do conselho e das ONGs, os animais de grande porte poderão ser encaminhados e os de médio e pequeno porte podem ser direcionados para adoção antes mesmo da transferência dos beneficiários aos apartamentos.

A intenção é que os animais menores permaneçam com as famílias, porque o conselho conta com uma rede de veterinários solidários, que atendem a baixo custo, e que poderão orientar as famílias de muitas formas, até encaminhando os animais para a castração, se for o caso.

PTTS

Os beneficiários do PMCMV em Campinas são integrados ao Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS), realizado pela Cohab-Campinas durante 12 meses, período em que as famílias recebem orientações em diversas frentes.

Através da iniciativa, elas recebem noções sobre economia doméstica, coleta seletiva de lixo, como funciona a vida em condomínio, encaminhamento em ações de trabalho e renda e outras, como, por exemplo, a orientação prévia sobre como proceder com os animais de estimação de grande e pequeno porte.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural