Noticias

Sehab e Cohab estudam aplicação de método alternativo para levantamento topográfico

25/07/2013

A Secretaria de Habitação (Sehab) e a Companhia de Habitação Popular de Campinas estudam adotar uma tecnologia alternativa para a realização de levantamento planialtimétrico cadastral, em áreas que necessitam de intervenções urbanísticas por parte do poder público municipal.

Trata-se da Aerofotogrametria, método de obtenção de dados topográficos por meio de fotografias aéreas, para mapeamentos. O benefício principal é que a técnica diminui em 70% o tempo de execução do levantamento planialtimétrico, que consiste na medição de áreas e na organização de todos os detalhes importantes referentes a esses terrenos.

Representantes de uma das empresas que realiza a Aerofotogrametria no estado de São Paulo, a Base, apresentaram a nova tecnologia ao secretário de Habitação e presidente da Cohab, Ricardo Chiminazzo, a diretores e tecnicos dos dois órgãos, na tarde da última terça-feira, 23 de julho.

Por meio do levantamento planialtimétrico, que hoje é realizado basicamente por coleta de informações manuais, dados importantes de uma determinada área são mapeados e detalhados, de forma a adequar as intervenções necessárias às condições naturais do local.

O serviço define, por exemplo, o perímetro das divisas do terreno, as vias de acesso, árvores e córregos próximos, o perímetro externo e outras informações, o que o transforma numa ferramenta essencial para a elaboração de todos os tipos de projeto.

Serviços mais ágeis

A Aerofotogrametria não é algo novo, mas com o advento da fotografia digital e a modernização dos microcomputadores, nas últimas décadas, passou a oferecer resultados bastante positivos quando utilizada nos mapeamentos urbanos.

“O custo benefício é justamente a agilidade para realização de um levantamento cadastral, o que é extremamente positivo, pois pode influenciar diretamente na tramitação dos processos de regularização fundiária, por exemplo”, esclareceu Chiminazzo.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural