Noticias

Cohab e Conselho de Proteção dos Animais estudam parceria

06/08/2013

O presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas, Ricardo Chiminazzo, recebeu o presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA), Flavio Lamas, nesta segunda-feira, 5 de agosto, na sede da Cohab-Campinas.

O encontro serviu para que os representantes dos dois órgãos pudessem esboçar uma possível parceria entre a Companhia, por meio do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), e o CMPDA, com foco na prestação de informações às famílias contempladas pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

A idéia é aperfeiçoar a orientação já prestada aos beneficiários do programa, por meio da atuação das assistentes sociais da Cohab. Antes, essas famílias eram proprietárias de um ou mais animais de estimação, pois moravam em casas, e hoje vivem em apartamentos.

Segundo Chiminazzo, embora as assistentes sociais da Cohab orientem as famílias antes e após as mudanças para os apartamentos, a situação é difícil de ser resolvida. “As pessoas se vêem entre a cruz e a espada, tendo de optar entre levar um bicho de estimação e causar um desconforto com os vizinhos ou deixá-lo para trás. E para enfrentar essa dificuldade, estamos buscando a parceria com o CMPDA”.

Ajuda possível

O auxílio, por parte do CMPDA e das ONGs de proteção aos animais, na avaliação de Flávio Lamas, se configuraria por meio do apoio na prestação de informações às famílias, sobretudo antes das mudanças. Mas no caso dos animais de pequeno porte, que podem acompanhar as famílias aos apartamentos, a ajuda seria mais ampla.

Lamas esclareceu que, com o apoio do conselho e das ONGs, os animais de grande porte poderão ser encaminhados para adoção antes da transferência dos beneficiários aos apartamentos. Mas a intenção, segundo ele, é que os animais menores permaneçam com as famílias, porque o conselho conta com uma rede de veterinários solidários, que atendem a baixo custo, e que poderão orientar as famílias de muitas formas.

“Mas nós entendemos que as assistentes sociais da Cohab são fundamentais para que essa futura parceria tenha sucesso, porque elas já conhecem as famílias e sabem como chamar a atenção para a seriedade dessa questão”, ressaltou.

Os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida em Campinas são integrados ao Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), realizado pela Cohab-Campinas durante 12 meses, período em que as famílias recebem orientações em diversas frentes.

Através da iniciativa, eles têm noções sobre economia doméstica, coleta seletiva de lixo, como funciona a vida em condomínio, encaminhamento em ações de trabalho e renda e outras, como, por exemplo, a orientação prévia sobre como proceder com os animais de estimação de grande e pequeno porte.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural