Noticias

Secretário de Habitação recebe moradores do Entorno de Viracopos

Famílias queriam informações sobre a expansão do Aeroporto Internacional de Viracopos

 Edison Souza
08/02/2013

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ricardo Chiminazzo, recebeu uma comissão de moradores da região do entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos, região Sul, no final da tarde desta quinta-feira, 7 de fevereiro.

Acompanhados pelo vereador Carmo Luiz, representantes dos bairros Jardim Campo Belo, São João, Itaguassu e Cidade Singer queriam ouvir do secretário como está a negociação para a expansão do aeroporto, obra que fatalmente vai envolver a remoção de famílias.

Para o vereador existe uma preocupação muito grande em relação às pessoas que terão de sair das áreas ocupadas. “A preocupação maior é com as famílias que estão hoje na Cidade Singer e no Colúmbia, área pertencente ao aeroporto, principalmente porque já é do conhecimento de todos que os donos da área deverão entrar com uma ação de reintegração de posse. “Somos a favor da lei, mas queremos e precisamos desenhar um projeto social para aquela área”, destacou.

O presidente da Sociedade de Moradores da região, José Honorato dos Santos, também enfatizou que a situação precisa ser conduzida com habilidade. “Na verdade, queremos alguém que lidere esse processo de negociação junto ao aeroporto e à Infraero porque o que a gente quer é resolver a situação. Esperamos que a parceria entre a Prefeitura e a Infraero não nos prejudique porque apoiamos o progresso, mas as famílias não podem ir pra debaixo de qualquer ponte”, desabafou.

O secretário de Habitação, Ricardo Chiminazzo, relembrou aos presentes que o Ministério Público cobra uma posição da Administração sobre as áreas ocupadas irregularmente e que as medidas judiciais precisam ser e sempre serão cumpridas. “Já temos uma linha de conduta e cada caso será tratado de maneira particular, com delicadeza, mas com seriedade. Vocês podem estar certos de que vamos conversar com as lideranças, com a Infraero e com representantes do Consórcio Aeroportos Brasil, que administra Viracopos. O intuito é sempre o de zelar pelos interesses da população”, pontuou Chiminazzo.

O secretário destacou ainda que a responsabilidade do poder público em relação às famílias refere-se, exclusivamente, àquelas que se enquadrarem  nas regras dos programas habitacionais vigentes que são o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e o Casa Paulista.
Os casos de desapropriação não são tratados no âmbito municipal.

Inscrições

As pessoas interessadas em obter uma moradia em Campinas devem efetuar um cadastro na sede da Cohab-Campinas, que fica na Avenida Faria Lima, nº 10, Parque Itália, ao lado do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. As informações e a lista de documentos necessários podem ser obtidos através do site www.cohabcp.com.br.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural