Notícias

Cohab-Campinas incentiva o combate ao Mau Humor

 

Edison Souza
26/04/2013

A Coordenadoria de Recursos Humanos da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) promove a quarta e última atividade referente à campanha educativa do mês de abril, considerado o Mês da Saúde. E dessa vez, o tema é a Distimia, nome científico usado para designar o Mau Humor.
Durante a semana, os funcionários, colaboradores e o público em geral vão receber informações sobre esse tipo de comportamento, já classificado como doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que atinge 3% da população mundial.
Segundo especialistas, as pessoas acometidas de Distimia podem apresentar dificuldade de atenção, raciocínio e concentração, alteração do apetite, sono e queixas físicas tais como prisão de ventre, enxaqueca, náuseas e dores no estômago. Para piorar o quadro, esses pacientes são mais suscetíveis a desenvolver distúrbios imunológicos, problemas na sexualidade por falta de libido, doenças cardiovasculares e até câncer.
O médico, cientista e escritor, Dráuzio Varella, diz em um de seus artigos que, via de regra, os portadores de Distimia desenvolvem ao mesmo tempo episódios de depressão grave. Quando se recuperam, porém, retornam a um patamar de humor que está sempre abaixo do nível normal. “A maior dificuldade é que raramente essas pessoas se dão conta do próprio problema. Acham que o mau humor, a falta de prazer e interesse pelas coisas e a tristeza que não dá trégua fazem parte de sua personalidade e do seu jeito de ver o mundo, e quase nunca procuram ajuda”, completa Varella.
Caso extremo

De acordo com a OMS, sintomas como irritabilidade, tristeza, explosões de raiva, alterações freqüentes, desesperança e baixa autoestima podem ser sintomas da doença já instalada. E embora  não possa ser detectado através de exames de sangue, tomografias ou ressonâncias, uma consulta ao psiquiatra pode ajudar a identificar e a tratar o distúrbio.

No folclore de Juazeiro do Norte (CE), existe um vendedor de sucata chamado Joaquim dos Santos Rodrigues, mais conhecido como “Seu Lunga”, que reconhecidamente é a pessoa mais mal humorada que existe na face da terra.Conta-se que ele recebeu a visita de um compadre e pediu à filha que trouxesse um café para o visitante.

Inocente, a moça perguntou se deveria trazer em uma xícara, ao que seu Lunga respondeu imediatamente: “Não, não! Joga no chão e empurra com o rodinho”, disparou o matuto.

A Distimia é desencadeada por um desequilíbrio na atividade química do cérebro e se instala sem avisos. Portanto, para evitar que você chegue a estágio crônico da doença, procure rapidamente a ajuda de um psiquiatra se possuir os sintomas. Também vale anotar algumas dicas recomendadas por especialistas, para manter o Bom Humor:

- Dedique-se regularmente às atividades de lazer, trabalho e sono
- Alimente-se de forma adequada
- Pratique exercícios físicos
- Tenha relações íntimas e de confidência
- Evite o uso excessivo de álcool, cafeína e tabaco
- Terapias complementares como acupuntura também podem ajudar
- Apaixone-se

Mais informações: Assessoria de Imprensa Sehab e Cohab - Rita Hennies  e Edison Souza – Fones: 3119-9503 / 9523

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural