Noticias

Secretário de Habitação visita a Cúria Metropolitana de Campinas

Objetivo do encontro é propor parceria para a realização de projetos sociais

Edison Souza
30/01/2013

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ricardo Chiminazzo, visitou a Cúria Metropolitana de Campinas, na tarde desta terça-feira, 29 de janeiro.

Acompanhado do diretor da Secretaria de Habitação (Sehab), Rodrigo Paradella e do coordenador especial de habitação popular, Arlindo Dutra, o secretário se reuniu na sede da Cúria com o Monsenhor João Luiz Fávero, vigário geral da Arquidiocese de Campinas, Monsenhor Roberto Lourenço Fransolin, ecônomo e procurador geral da arquidiocese e o padre Alexandre Moura com o objetivo de propor parcerias.

De acordo com Chiminazzo, atualmente todas as famílias que ocupam imóveis em diversos conjuntos implementados pela Cohab-Campinas já estão integradas ao Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS), mas é necessário dar ainda mais atenção a essas pessoas. “O objetivo maior da visita é propor parcerias à Arquidiocese de Campinas e também à Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas). Através da aproximação com a Arquidiocese, poderemos desenvolver projetos junto com as pastorais no sentido de criar mecanismos para realizar campanhas educativas, organizar creches, enfim, qualificar e integrar definitivamente essas pessoas à comunidade. Contamos já com o apoio da Federação das Entidades Assistenciais de Campinas  (Feac) para fomentar os projetos”, adiantou o secretário.

Outra frente de trabalho seria junto à Puc-Campinas onde, através do interesse de profissionais dos cursos de Medicina, Urbanismo, Engenharia e Arquitetura, algumas equipes poderiam ser formadas para atuar em núcleos residenciais tais como Jardim Bassoli, Sírius e Vila Olímpia. Os moradores seriam instruídos em diversas frentes e poderiam  colaborar até mesmo como fonte de pesquisa.

Para o Monsenhor João Luiz Fávero, tanto a idéia como os projetos são viáveis. “Vamos nos reunir com a cúpula da igreja, apresentar essas demandas e verificar onde e como a arquidiocese poderá atuar”, adiantou.

A proposta de parceria também animou o Monsenhor Roberto Lourenço Fransolin. “A igreja tem um papel fundamental que é cuidar espiritualmente da comunidade, mas se pudermos juntar esforços, certamente seremos instrumentos de capacitação e formação das pessoas”, completou.

Como funciona hoje

Todas as famílias contempladas com apartamentos através do Programa Minha Casa Minha Vida, em parceria com o Governo Federal, já são integradas ao PTTS, realizado pela Cohab-Campinas, durante 12 meses, período em que as famílias recebem orientações em várias frentes. O objetivo do PTTS é resgatar a cidadania dos beneficiários do PMCMV através de um projeto onde as pessoas recebem noções sobre coleta seletiva de lixo, economia doméstica, vida em um condomínio e ainda são encaminhadas para se integrarem às ações de trabalho e renda, além de diversas outras iniciativas.

A Prefeitura, por meio da Cohab-Campinas, tem a função de elaborar o PTTS, disponibilizar profissionais para executar as ações e apresentar relatórios financeiros e de atividades à Caixa Econômica Federal, órgão responsável pelo financiamento e acompanhamento da execução dos trabalhos.

Com a parceria da Arquidiocese de Campinas e da Puc-Campinas as ações previstas ganharão em agilidade e, certamente, em resultados futuros.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural