Noticias

Visitas a projetos habitacionais e troca de experiências marcam a 18ª edição da Construmat, em Barcelona

 Rita Hennies
28/05/2013

Resíduos gerados em empreendimentos habitacionais que podem ser transformados em energia elétrica, além de propostas para se reutilizar imóveis abandonados. Essas foram algumas das experiências verificadas na prática pelo secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ricardo Chiminazzo, que participou da 18º Construmat – Salão Internacional da Construção, realizado em Barcelona entre os dias 21 e 24 de maio.

A delegação brasileira, chefiada pela secretária nacional de Habitação Inês Magalhães, marcou presença no evento com os presidentes da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), Mounir Chaowiche, e do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), Carlos Marun, além de dirigentes de Companhias de Habitação e secretários estaduais e municipais convidados pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

A realização de visitas técnicas a projetos espanhóis de desenvolvimento urbano e de habitação social, organizadas pela ABC, representaram o ponto alto do evento, na avaliação de Chiminazzo. Alguns dos empreendimentos habitacionais espanhóis visitados possuem projeto de reaproveitamento dos resíduos gerados pelos moradores. Além disso, segundo o secretário, a região da Catalunha, assim como Campinas, está passando por um processo de estudo sobre como reocupar seus imóveis abandonados.

Outro ponto a destacar do evento, na visão de Chiminazzo, foi a possibilidade de contato com empreiteras espanholas que possam se interessar em investir em habitações populares sustentáveis em Campinas. “Pudemos ter acesso a excelentes iniciativas, que podem ser viáveis no município futuramente, e estreitar o contato com possíveis investidores”, ressaltou.

A agenda da delegação brasileira no salão ainda teve como destaque a apresentação do Programa Minha Casa Minha Vida e a troca de experiências em habitação social entre europeus, brasileiros e africanos, convidados a participar da feira, por meio da realização de palestras e diálogos técnicos e temáticos.  

Sobre a Construmat

A Construmat é uma feira bianual que envolve a cadeia produtiva da construção civil da Espanha e da Europa, além de países convidados de diversos continentes.

Nessa ano, o programa do congresso contou com 65 arquitetos, investidores e profissionais internacionais para debater e sugerir soluções possíveis e práticas para inovação e sustentabilidade na construção.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural