Notícias

Sanasa usa teatro em aula de Educação Ambiental e Cidadania

 

Edison Souza
24/04/2013

Técnicos da Sanasa e da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) estiveram na manhã desta quarta-feira, 24 de abril, no Residencial Santa Lúcia, região Sudoeste, para a realização de um projeto ambiental junto aos moradores do empreendimento, implementado através do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) em parceria com o Governo Federal.

Durante toda a manhã, as 402 famílias do residencial tiveram acesso a informações sobre Educação Sanitária. As orientações e ações socioeducativas foram repassadas aos moradores por meio da peça teatral intitulada “Agora Vai”, que ofereceu aos presentes, ainda, informações sobre limpeza de caixas d’água, descarte de resíduos sólidos e óleos domésticos, utilização adequada da rede coletora de esgoto, e sobre atitudes para preservação dos recursos hídricos naturais próximos à comunidade.

Segundo a assistente social da Cohab-Campinas, Jaqueline Jacovetti, a atividade despertou o interesse dos moradores. “Este é o resultado de uma feliz parceria com a Sanasa e a reação das pessoas foi muito positiva. Todos os empreendimentos do PMCMV receberão a equipe da Sanasa, que desenvolverá uma série de atividades”, afirmou.

A coordenadora do projeto “Sanasa na Comunidade”, Cláudia Cristina Tonietti, disse que é de suma importância que as pessoas sejam conscientizadas sobre a importância do uso correto dos recursos naturais. “Nós passamos dicas básicas sobre o armazenamento correto da água, sobre economia, já que o fato de evitar o desperdício vai incidir diretamente no bolso das famílias, enfim, nosso trabalho é usar o teatro para motivar as pessoas, despertando nelas noções de cidadania”, destacou.

Quem gostou das dicas foi a dona Francisca dos Santos. Moradora do condomínio há um ano, ela se entusiasmou com a atividade. “A gente precisa mesmo desse tipo de alerta, né? Outro dia tinha um vaso sanitário entupido aqui porque jogaram roupa velha dentro dele. Gostei, também, das informações e agora vou economizar água mais ainda”, avaliou.

 

 PTTS

A atividade desenvolvida nesta quarta-feira está inserida no Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS), realizado pela Cohab-Campinas durante 12 meses após a mudanças das famílias, período em recebem orientações em diversas frentes.
Todos os moradores dos empreendimentos implementados através do PMCMV são integrados ao PTTS, cujo objetivo é resgatar a cidadania dos beneficiários do programa por meio de orientações sobre economia doméstica, coleta seletiva de lixo, vida em  condomínio, encaminhamento em ações de trabalho e renda e outras iniciativas.

A iniciativa é resultado de um convênio estabelecido entre a Cohab-Campinas e a Caixa Econômica Federal, em janeiro de 2010.
localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural