Notícias

Cohab busca alternativas para baratear custo da casa própria

Presidente Ricardo Chiminazzo visitou empresa que constrói “Casa Inteligente” com estrutura alternativa de baixo custo

Edison Souza
14/01/2013

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) Ricardo Chiminazzo visitou na tarde da última sexta-feira, 11 de janeiro, o Hangar 360, empresa localizada na Região dos Amarais, especializada em estrutura metálica e na construção de suportes para residência de baixo custo.

Uma equipe composta pelo secretário, diretora técnica da Cohab-Campinas, Ana Amoroso, gerente Dagoberto Degan Melchert e coordenador de manutenção Jonatha Roberto Pereira, colheu informações importantes na tentativa de estudar uma parceria na construção de moradias populares.

A “Casa Inteligente” apresentada aos técnicos da Cohab-Campinas, além do custo mais baixo, oferece rapidez na conclusão da obra, já que o tempo estimado de entrega de cada habitação é até 1/3 menor que o convencional e ainda com maior precisão.

Segundo o diretor-sócio do Hangar 360, Roberto Fernandes, a estrutura oferecida  já é aplicada em algumas construções em Campinas e em Avaré (interior de São Paulo), é barata e viável já que o metro quadrado custa em média R$ 200. “A principal vantagem é a redução no custo de fundação, no aumento da durabilidade e na facilidade da aplicação dos isolamentos térmico e acústico. Uma vez pronta, a estrutura, além de versátil e ecologicamente correta, também se mostrou resistente às intempéries do tempo como tempestades e vendavais. Quero enfatizar ainda que, com uma mão de obra treinada, uma casa de 200 m2 pode ficar pronta em três meses”, destacou.

 A diretora técnica da Cohab-Campinas, Ana Amoroso, disse que a estrutura apresentada é a mesma usada no World Trade Center, nos Estados Unidos, porém a população brasileira ainda é meio resistente ao uso de novas tecnologias. “Nós precisamos viabilizar, primeiro os estudos, treinar a mão de obra que precisará ser específica e, depois, testar essa tecnologia que anda é recente no Brasil”, afirmou Ana.

Para o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ricardo Chiminazzo, a visita foi mais que produtiva. “Não resta dúvida de que a moradia oferecida segue um padrão alternativo, com custos e tempo de  construção reduzidos. Agora, somente estudos técnicos aprofundados é que irão apontar se a velocidade da construção e a qualidade da moradia em si poderão atender à demanda habitacional do município”, completou.  

Características da Casa Inteligente

Fundação: Radier de concreto (15 cm)

Sistema estrutural: Perfis estruturais de aço galvanizado com proteção anticorrosiva e 14 cm de largura

Lage: Stell deck e concreto armado

Estrutura de cobertura: Light Steel Frame

Paredes divisórias internas: Dry-wall ou placas cimentícias, com manta mineral (lã de vidro ou lã de rocha ou lã de pet) no centro para garantir conforto térmico e acústico

Proteção termoacústica: Lã de vidro ou lã de rocha ou lã de pet

Instalação elétrica e hidráulica: Convencional

Revestimento de piso e parede: Não há restrições

Fechamento externo: “Sanduíche” de chapa cimentícia, manta mineral e gesso acartonado. A espessura final das paredes externas é de 15,6 cm podendo chegar a 21,6 cm

Acabamento externo: Desde revestimento texturizado direto sobre a placa cimentícia até tilojinho à vista ou siding vinílico

Revestimento de cobertura: telhas de qualquer tipo

Prazo de construção: casa com   50 m2 – 30 dias
casa com 200 m2 -  90 dias

De acordo com o Hangar 360, este tipo de moradia segue normas do Corpo de Bombeiros e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural