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Cohab-Campinas implanta sistemas de Atendimento e Ouvidoria on-line

Objetivo é agilizar o trâmite das informações e encurtar o tempo de resposta

Edison Souza
17/01/2013

A Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) está colocando em funcionamento a partir desta quinta-feira, 17 de janeiro, os sistemas “on-line” para Atendimento e Ouvidoria.

O ATENDIMENTO ON-LINE, é um sistema para solicitações via Internet e essas solicitações podem ser emitidas por qualquer cidadão, seja ele cliente ou não da Cohab-Campinas. Importante destacar que essas solicitações podem ser identificadas ou anônimas.

Os questionamentos enviados à Cohab-Campinas poderão respondidos automaticamente já na primeira triagem. Quando não respondidas de imediato, as solicitações serão encaminhas para as coordenadorias correspondentes que deverão responder às questões dentro do menor prazo possível.

Ouvidoria

A Ouvidoria também passa a funcionar via Internet sendo que, neste caso,  as solicitações são feitas diretamente ao ouvidor da Cohab-Campinas. As solicitações (reclamações, sugestões ou elogios) poderão ser identificadas ou anônimas e também serão respondidas o mais breve possível.

O administrador de rede, Eduardo Ambrosio, realizou um treinamento intensivo durante toda a semana e garante que os funcionários indicados pelas coordenadorias estão aptos a atenderem às demandas que surgirem também pela internet. “Atualmente as pessoas que são atendidas pessoalmente e, na maioria das vezes, precisam retornar. A idéia é que, podendo esclarecer algumas dúvidas diretamente via Web, os interessados possam comparecer à companhia uma vez só poupando tempo e serviço delas mesmas e dos próprios servidores”, informou.

 Como era e como vai ficar

O acesso à Cohab-Campinas, pela Internet, por parte de interessados na obtenção de informações ou solicitações de serviços, era realizado através do site da Companhia ou do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Quando os esclarecimentos solicitados se encontravam disponíveis no momento, a informação era transmitida de imediato ao solicitante, através de e-mail.

Quando a solicitação demandava outros procedimentos, o pedido do interessado era encaminhado à unidade operacional responsável pela informação, para, dentro dos prazos estabelecidos pela Lei de Acesso à Informação, responder aos questionamentos do solicitante, através da Internet, endereço ou telefone eventualmente indicados. Este procedimento demandava algum tempo, o que vai ser suprimido agora com o formulário on-line, através do qual o interessado, preenchendo todos os dados nele relacionados – nome, endereço, telefone, e-mail, etc. -, poderá solicitar a informação ou o serviço de que necessita.

Segundo o gerente administrativo, Abílio Guedes, “o novo formulário será encaminhado diretamente ao setor responsável, quando a informação não estiver disponível no momento. A coordenadoria detentora das informações solicitadas disponibilizará no site da Cohab-Campinas a informação ou os esclarecimentos quanto aos serviços solicitados. Tal procedimento agilizará o tempo de resposta, com a supressão de papéis em circulação pela Companhia”, completou Guedes.

Quando enviar um formulário on-line, o interessado receberá um número de protocolo, que possibilitará a consulta quanto ao andamento do pedido ou a resposta à informação solicitada. Formulário semelhante também estará disponível na Ouvidoria da Cohab-Campinas para envio quando a solicitação do interessado não foi atendida pelas outras vias de acesso à Companhia – Internet, pessoalmente ou por telefone.

O acesso ao Atendimento on-line e à Ouvidoria podem ser feitos através do site Cohab-Campinas, www.cohabcp.com.br, clicando no menu de serviços.

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