Notícias

Cohab-Campinas lança Programa de Educação Continuada em Obesidade

Edison Souza
18/05/2012

O Departamento Administrativo da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) iniciou, nesta quinta-feira, 17 de maio, através da Coordenadoria de Recursos Humanos, o Programa de Educação Continuada em Obesidade In Company.

O programa vai ser realizado em parceria com a Unimed Campinas e a Global Medicina e Saúde Ocupacional, empresa responsável pelo Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (POCMSO), sendo que, nesta primeira etapa, 21 funcionários e colaboradores de diversos setores da empresa farão parte de um ciclo de debates, cujo tema principal é a obesidade e que será realizado todas as quintas-feiras até o início de agosto.

Durante este período haverá palestras com médicos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e profissionais de enfermagem que estarão à disposição do grupo para orientações de como manter um estilo de vida saudável.

Neste primeiro encontro, a psicóloga Juliana Karklis e a educadora Rose Giorgetti, ambas da Unimed Campinas, explicaram toda a dinâmica do programa. “Queremos nos envolver com vocês de uma forma tranqüila, transparente e de tal forma que vocês se sintam bem à vontade e encerrem esta etapa com conceitos bem firmados sobre como obter melhor qualidade de vida”, salientou Juliana. 

O projeto prevê a realização de 12 encontros, abordando temas desde as causas da obesidade, exercícios físicos, nutrição, auto-imagem e auto-estima até a economia doméstica na alimentação

Para a coordenadora de Recursos Humanos da Cohab-Campinas, Lairce Aniceto Cardoso da Silva, o projeto tem como objetivo oferecer às empresas parceiras a oportunidade de propiciar aos seus empregados estratégias e orientações para controle e prevenção de complicações das doenças crônicas dentro do próprio local de trabalho. “Além da educação continuada em obesidade, o projeto também tem os programas de educação continuada em Hipertensão Arterial, Diabetes, Cessação do Tabagismo, Saúde Emocional e Gestantes. Nossa meta é oferecer informação e conceitos que podem mudar a vida das pessoas”, concluiu Lairce.

Estatística

No Brasil, atualmente, aproximadamente 65 milhões de pessoas, isto é, 40% da população, estão com excesso de peso enquanto, ao mesmo tempo, 10 milhões já são considerados obesos.

A Pesquisa de Orçamento Familiar divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que os números avançam. Em todas as regiões do país, na totalidade das diversas faixas etárias e de renda, o percentual de pessoas com excesso de peso e obesas assusta.

O IBGE segue os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) na conceituação de sobrepeso (Índice de Massa Corporal superior a 25%) e obesidade (IMC superior a 30%).

Vale destacar que sempre é preciso cuidar da saúde, por meio da realização de check-up periódico e prática de exercícios físicos com acompanhamento médico.
Para mais informações sobre o programa implantado nesta quinta-feira, os interessados devem procurar a Coordenadoria de Recursos Humanos.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural