Notícias

PTTS: Cohab conta com apoio técnico ambiental

Patrícia Xigliano
29/03/2012

 

A Coordenadoria de Ação Social da Companhia de Habitação Popular de Campinas conta, desde o início deste mês, com a colaboração de um Técnico Ambiental para atuar na área de educação ambiental, sanitária e de saúde pública junto às famílias atendidas pelo Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS) do PAC Quilombo.
 
É de responsabilidade desse profissional cuidar da proteção ambiental, reduzir o lixo nas comunidades e orientar, principalmente crianças, jovens e pessoas da terceira idade, no sentido de proporcionar uma educação socioambiental mais eficiente.

A partir de parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e organizações não governamentais, o Técnico Ambiental tem a responsabilidade de atuar no sentido de contribuir com a recuperação das Áreas de Preservação Permanente do Ribeirão Quilombo (APPs) e utilizar mão de obra local, para formação de jardineiros e de agentes socioambientais, futuros multiplicadores e vigilantes das ações propostas.

Além de promover atividades socioeducativas que orientem a população sobre o uso correto dos equipamentos públicos da comunidade, também está prevista a realização de cursos, oficinas, palestras, reuniões, campanhas e seminários temáticos, que abordem temas diversos sobre higiene, saúde preventiva, controle de zoonoses, entre outros de interesse das Comunidades locais. Essa ação contará com a parceria da Secretária Municipal de Saúde.

PAC Quilombo

O Programa de Aceleração do Crescimento da região do Ribeirão Quilombo (PAC Quilombo), implementado na região Norte de Campinas, é financiado pelo Governo Federal e prevê melhorias urbanísticas, obras de infraestrutura, recuperação ambiental, remoção de famílias e regularização fundiária (das áreas passíveis de regularização) nos bairros e ocupações Jardim São Marcos/Campinho, Santa Mônica/Agreste e Campineiro/Barro Preto, que beneficiarão mais de 10 mil pessoas.
Outra frente do programa consiste na entrega de 96 casas assobradadas no Jardim San Martin, programada para os meses de abril e maio deste ano.

Das cerca de 700 famílias que serão removidas da área do Quilombo, aproximadamente 280 já estão em vias de serem atendidas com apartamentos do Minha Casa Minha Vida. Desse total, 250 já foram removidas das áreas impróprias, por conta do agravamento da situação de risco a que estavam submetidas, ou, pela necessidade da execução de obras de infraestrutura, e outras 30 famílias já estão com documentação pronta para ser  analisada pela Caixa Econômica Federal, a partir das próximas entregas de unidades habitacionais.  
Quanto às 96 casas do Jardim San Martin, previstas no PAC Quilombo, ainda não foram definidos critérios para determinar  as famílias que ocuparão os imóveis. 

PTTS
Todas as famílias beneficiadas por programas como o PAC ou Minha Casa Minha Vida, são integradas a um Plano de Trabalho Técnico Social, que consiste no acompanhamento social durante 12 meses.

Neste período as famílias recebem orientações sobre a vida condomínio, coleta seletiva de lixo e economia doméstica, já que terão que arcar com custos fixos mensais e outras frentes importantes para o dia a dia.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural