Notícias

Contemplados do Residencial Santa Lúcia assinam contratos de financiamento

Rita Hennies
21/03/2012

Famílias contempladas com apartamentos do Residencial Santa Lúcia, na região Sudoeste, assinam seus contratos de financiamento com a Caixa Econômica Federal nessa semana, entre os dias 20 e 23 de março. As mudanças estão programadas para o início de abril.

O empreendimento foi construído com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), para famílias que obtêm renda mensal de até três salários mínimos (R$ 1.600), removidas de áreas de risco dos bairros Vila Palácios, Jardins Bordon, 2 de Julho, Yeda, e outras, que viviam nas mesmas condições e já eram beneficiárias do Auxílio Moradia.

Parte das assinaturas marcadas para esta quarta-feira, 21 de março, foi acompanhada pelo secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Clélio Leme, e pela gerente de atendimento a órgãos públicos da Caixa Econômica Federal, Maria Teresa Rodrigues.

Para Leme, o Minha Casa Minha Vida abre novas possibilidades para os municípios, além de garantir a entrega de moradias a famílias carentes. “Muito mais do que buscar zerar o déficit habitacional e entregar moradias dignas a essas pessoas, o que já representa um trabalho imenso, nosso objetivo com o Minha Casa Minha Vida é ordenar o crescimento de Campinas e tentar conter as invasões de maneira mais eficiente, obedecendo a lei e os critérios do programa”, avaliou.

A representante da Caixa, Maria Teresa Rodrigues, lembrou que um dos compromissos da instituição é atender essas famílias. “Trabalhamos para tentar viabilizar o sonho da casa própria, principalmente na faixa de renda de zero a três mínimos. E justamente para atender esse público, já temos 7.430 unidades habitacionais aprovadas na cidade”, ressaltou.

A cozinheira Viviane Balbino Gavião, de 25 anos, é a futura moradora do bloco 3, apartamento 93, no Residencial Santa Lúcia. Ela estava acompanhada do marido e da filha e estampava um sorriso largo rosto. “Estou ansiosa para morar aqui. Só de saber que vamos pagar algo que é nosso e que meu quintal não vai mais inundar, é muita satisfação”, comemorou.

Já o conferente Alexsandro Aparecido Menezes, que também vivia em área de risco na Vila Palácios, garantiu que seus dias junto à família, agora, serão de alívio. “Quando o rio enchia muito, no Verão, passávamos muito medo. Agora isso acabou, vai ser bem melhor”, disse confiante.

Preparação

Os 402 beneficiários, sorteados no dia 18 de dezembro de 2011, já passaram pela etapa inicial de preparação para a vida em condomínio, desenvolvida pela Coordenadoria de Assistência Social da Cohab-Campinas em parceria com a Caixa e a construtora Haus, responsável pelo empreendimento.

Eles foram orientados sobre os processos de vistoria dos imóveis, de assinatura dos contratos de financiamento e também receberam informações iniciais sobre o empreendimento e a fase de ocupação dos apartamentos.

A ação, que é parte do Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS) voltado a famílias atendidas pelo PMCMV, continua. Além de orientação para a organização comunitária e condominial, as famílias contarão com prestação de informações em outras frentes, como, por exemplo, educação econômica, patrimonial, sanitária e ambiental.

O auxílio se concretiza, ainda, por meio da utilização da estrutura de equipamentos públicos e secretarias municipais para o encaminhamento das famílias em diversas frentes, como saúde, assistência social, educação, capacitação para o trabalho e outras.

Novo lar

Os apartamentos do Residencial Santa Lúcia tem área total de 37,11 m2, distribuídos em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e lavandeira.

Além das áreas úmidas serem azulejadas até o teto, o condomínio possui vagas de garagem asfaltadas, salão de festas com churrasqueira, playground e quadra de areia.

Entre recursos federais e contrapartidas municipais, o investimento para a concretização do empreendimento foi de R$ 20,8 milhões.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural