Notícias

Famílias do Residencial Santa Lúcia já ocupam os apartamentos

Rita Hennies
18/05/2012

Os meses de abril e maio de 2012 foram decisivos, e, possivelmente, jamais serão esquecidos por 402 famílias contempladas com apartamentos no Residencial Santa Lúcia, localizado na região Sul, atrás do Hipermercado Extra Amoreiras. É que desde o dia 17 de abril, esses beneficiários vinham ocupando definitivamente os imóveis, numa média de 20 mudanças diárias, que finalmente foram concluídas.

Equipes técnicas da Secretaria de Habitação (Sehab) e da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) acompanharam o processo desde o início, que começa muito antes, com a transmissão aos contemplados das primeiras informações sobre a nova vida em condomínio, até os agendamentos das vistorias e mudanças.

E o trabalho não termina aí, pois essas pessoas serão acompanhadas por assistentes sociais da Cohab-Campinas e receberão orientação em diversas frentes, por pelo menos um ano, através do Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS) voltado aos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida. Os técnicos da Sehab, por sua vez, já vêm executando diversas demolições de moradias nos locais impróprios, anteriormente ocupados por essas famílias, principalmente na Vila Palácios e Jardim Bordon.

Vida digna

Jéssica Alves da Silva e Dona Gildélia, sua mãe, estão entre os que experimentam essa transformação no modo de vida pelo programa do Governo Federal e por meio do trabalho desenvolvido pela Prefeitura. Elas depositavam os últimos pertences no caminhão, contratado para transportar a mudança da família, quando se dispuseram a falar um pouco sobre suas histórias de vida.

Mãe e filha viveram por mais de duas décadas a cerca de dois metros do Córrego Santa Lúcia, no bairro homônimo, próximo a uma das principais avenidas do local, a Carlos Lacerda. Jéssica contou que, na época das tempestades, o quintal da casa ficava completamente tomado e a família ficava em alerta, à espera das águas invadirem a casa. Por sorte, segundo ela, apesar da força da água, isso nunca ocorreu. “Dava muito medo de perder tudo. Mas o pior mesmo era conviver com o cheiro ruim e com os bichos e insetos que invadiam a casa. Não adiantava limpar, porque eles sempre apareciam. Vivia com medo pelo meu menino, por causa das doenças que esses bichos traziam para as crianças”.

Jéssica não titubeou em admitir que não acreditava na disponibilidade da Prefeitura em solucionar o problema. “Achava que a gente não ia sair de lá nunca. Eu não acreditava em nada do que os representantes da Prefeitura nos falavam. Agora eu estou feliz, porque eles cumpriram o que prometeram e eu vou criar meu filho num lugar mais limpo e bonito”, revelou.

Já sua mãe, a faxineira Gildélia, foi a última a fechar o portão da antiga casa, e, neste momento, ressaltou que não sentiria saudades de lá. Ela está entre as cinco pessoas que viverão com Jéssica no apartamento, além do neto de um ano e sete meses de idade. “Casa nova, vida nova”, declarou, chegando ao condomínio. Gildélia expressou o mesmo sentimento da filha. “Eu nunca imaginei morar num lugar assim bonito e organizado. Era difícil acreditar no pessoal da Prefeitura, mas aconteceu. Acho que o Minha Casa Minha Vida veio pra ficar. Espero tudo de bom daqui pra frente e entrego minha vida, a dos meus filhos e neto nas mãos de Deus”, externou. A família Alves da Silva ocupa agora o apartamento dois, no bloco 20, da Rua Pedro Galhardi.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural