Noticias

Prefeitura sorteia 30 casas viabilizadas pelo PAC Viracopos

Famílias beneficiadas estão sendo reassentadas na própria região

Rita Hennies
26/09/2012

"Eu até chorei quando soube que teria minha própria casa. Um endereço representa tudo na vida de uma pessoa. A partir de agora eu, meu marido e nossos dois filhos vamos poder dizer a todo mundo onde a gente mora".
Foi assim que a doméstica Valderci José da Silva comemorou o sorteio oficial de uma das 30 unidades habitacionais do Núcleo Residencial Vila Taubaté (Gleba-B), concluídas recentemente e que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento no Entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos (PAC Viracopos), na região Sul da cidade. O evento aconteceu nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, na sede da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas).

As unidades sorteadas beneficiam famílias removidas do próprio local, que viviam em áreas de risco e em áreas de Preservação Permanente (APP). Dessas 30 famílias, três eram beneficiadas pelo Auxílio Moradia e agora, junto às demais, serão reassentadas na mesma região. Por conta disso, o sorteio serviu apenas para definir a moradia específica que cada família vai ocupar.

As 30 casas, somadas a outras 70 implementadas na Gleba B, sorteadas em abril deste ano, concluem as 100 unidades habitacionais programadas para serem entregues por meio do PAC Viracopos na região.  

Para o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Clélio Leme, cada casa que é entregue significa que mais uma família está sendo assentada em uma moradia digna. "Estamos cumprindo nosso papel e, graças a Deus, podemos testemunhar a satisfação em cada rosto. Vocês  podem estar certos de que todos nós dessa Administração estamos comemorando o fato de que, a partir de agora, todos terão um endereço fixo e só quem possui um endereço fixo sabe o quão isso é importante na vida de um cidadão", completou.

PAC Viracopos

Os trabalhos vinculados ao programa atingem 19 bairros localizados na região do aeroporto, onde vivem cerca de 25 mil pessoas beneficiadas direta ou indiretamente por obras de urbanização, além do Parque Oziel, Jardim Monte Cristo e Gleba-B, habitados por aproximadamente 3.500 famílias. Entre as obras programadas, estão a implantação de esgotamento sanitário e de pavimentação no itinerário de ônibus, já concluído em muitos desses bairros. O investimento total estimado para o PAC Viracopos é de R$ 73,9 milhões, sendo R$ 8,2 milhões destinados apenas à implementação de moradias.

Famílias contarão com acompanhamento após mudanças

Além das ações previstas no período pré-ocupação das unidades habitacionais, executadas por assistentes sociais da Secretaria de Habitação (Sehab) vinculadas ao PAC, o planejamento prevê, ainda, uma assembléia no momento da entrega das chaves das unidades, discussão e reflexão sobre o manual do beneficiário, acompanhamento da entrega das unidades habitacionais e acolhimento para o esclarecimento de dúvidas.
Também será realizada uma pesquisa pós-ocupação, para checar, junto aos moradores, a qualidade da obra e dos serviços públicos oferecidos à população local, como escolas, atendimento em unidades de saúde e outros.

As 30 moradias entregues na Gleba-B ficam entre as ruas 5, 6, 7, 9, 10 e 11. As construções oferecem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, com uma área total de 39,32m². Entre os imóveis sorteados há duas unidades adaptadas para pessoas portadoras de necessidades especiais
localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural