Noticias

Cohab lacra urnas para sorteio dos cadastrados aptos ao PMCMV

Evento durou todo o dia e serviu como preparação para o sorteio do próximo dia 22

Edison Souza e Rita Hennies
18/09/2012

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) Clélio Leme presidiu, na manhã desta terça-feira, 18 de setembro, às 8h, na sede da Cohab-Campinas, a cerimônia de apresentação, depósito dos cartões que contêm os nomes dos cadastrados aptos a participarem do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e lacração das urnas, que serão utilizadas no sorteio agendado para o próximo sábado, dia 22. As urnas vão acondicionar os nomes dos 51.938 cadastrados aptos a participarem do PMCMV até o início dos trabalhos.

O evento contou com as presenças de funcionários da companhia, servidores da Secretaria de Habitação (Sehab), além de representantes do Conselho Municipal de Habitação.

Devido ao grande número de candidatos aptos ao PMCMV e à dificuldade de acomodá-los em um local adequado, o sorteio do próximo sábado, dia 22 de setembro, às 8h, terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (Canal 4 da Net-Campinas) e com cobertura ao vivo pela Rádio Educativa FM 101.9. Os participantes também podem ter acesso aos trabalhos do sorteio pela internet, através do portal da Câmara Municipal (www.camaracampinas.sp.gov.br).

Para o secretário Clélio Leme o evento desta manhã marca a história da Cohab-Campinas quer seja pelo ineditismo do momento quer seja pela envolvimento de todos os funcionários da companhia. "Um dos focos principais desta administração é proporcionar um número cada vez maior de habitações populares para pessoas com renda mensal de até R$ 1.600,00. Estamos atendendo neste momento histórico da Cohab-Campinas duas faixas de famílias: uma que ocupa diversos tipos de subabitação, algumas vezes correndo até risco de morte e outra faixa que vive a angústia de pagar aluguel. Ainda ontem estive em Brasília buscando fórmulas para obtermos mais unidades habitacionais num processo contínuo que não vai terminar em 2012, pois vai continuar nos próximos anos", afirmou Leme.

Transparência

O diretor jurídico e comercial da Cohab-Campinas, Aristeu Bento de Souza, destacou aos participantes a importância do trabalho que antecede o sorteio. Segundo Souza, foram depositados em urnas específicas cada um dos nomes dos candidatos aptos a participar do sorteio, em ordem de prioridade: idosos, portadores de deficiência e demais cadastrados da Cohab-Campinas.

Os nomes foram lidos oticamente em três estações de trabalho, listados, totalizados e essas listas puderam ser visualizadas por meio de um telão, em tempo real. Quando o depósito dos cartões com os nomes dos candidatos chegava ao fim, cada urna era automaticamente lacrada na presença de seis fiscais, escolhidos entre servidores da Sehab e funcionários da Cohab-Campinas.

Essas urnas foram encaminhadas à Guarda Municipal, que fará a segurança dos materiais, e serão reabertas apenas no sábado, dia do sorteio.

O sorteio também contará com as presenças dos fiscais, que atestarão todos os procedimentos relacionados ao evento, e de outros convidados, representantes da sociedade civil: associações de moradores, entidades de moradia, sindicatos, conselhos de classe e vereadores. Também foram convidados todos os órgãos de imprensa, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Associação Brasileira de Cohabs.

O Sorteio

O município de Campinas já obteve a autorização para construir 7.430 unidades habitacionais para Campinas no âmbito do PMCMV, do Governo Federal, para as famílias com renda de até R$ 1.600,00.

Deste total, 3.687 unidades foram destinadas às famílias provenientes de assentamentos irregulares, pelo fato de estarem em área de risco ou terem sido desabrigadas por motivo de risco e realocadas em projetos de regularização fundiária. As demais unidades habitacionais, no total de 3.743 serão destinadas aos candidatos inscritos no Cadastro de Interessados em Moradia (CIM), administrado pela Cohab-Campinas. Essas unidades estão localizadas nos empreendimentos denominados Sírius, situado na região do Campo Grande, próximo à Pirelli, com 1.855 apartamentos e Vila Abaeté, situado na região Sul, próximo ao SESI, na Rodovia Santos Dumont, com 1.888 apartamentos.

A organização do sorteio habitacional faz parte das ações vinculadas ao PMCMV, coordenadas pelo município por meio da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), conforme estabelecem a Lei Federal 11.977/2009, que instituiu o programa e a Portaria 610/2011, do Ministério das Cidades.

As informações detalhadas referentes ao sorteio e o regulamento estão disponíveis no site da Cohab-Campinas (www.cohabcp.com.br) e no portal da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br)

Mais informações: Assessoria de imprensa da Secretaria de Habitação (Sehab) e Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas)

F: 3119-9503 / 3119-9523

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural