Notícias

Habitação e Cohab sorteiam apartamentos da 1ª fase do Residencial Sírius

Edison Souza
02/05/2012

A Prefeitura, por meio da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), promoveu, na manhã deste sábado, 28 de abril, o sorteio de 260 apartamentos (Quadra C5- Condomínio dos Crisântemos) da 1ª fase do Residencial Sírius, empreendimento implementado pela Construtora PDG Goldfarb, na região Noroeste.

O sorteio aconteceu na Escola Estadual Residencial Cosmos, num evento  que contou com a presença do prefeito Pedro Serafim, do secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Clélio Leme, da gerente de atendimento a órgãos públicos da Caixa Econômica Federal, Maria Teresa Rodrigues, do gerente regional da PDG Goldfarb em Campinas, Geraldo Koki, do vereador Ângelo Barreto, que representou a presidência da Câmara Municipal, e demais convidados.

As famílias contempladas são participantes do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e vinham recebendo o Auxílio Moradia, já que, em sua maioria, foram removidas de áreas de risco dos bairros Jardim Florence, Três Estrelas, Princesa D´Oeste, Vila Progresso, Satélite Íris e São Judas Tadeu.

Desde o sorteio das primeiras unidades habitacionais viabilizadas pelo PMCMV em Campinas, ocorrido em dezembro de 2010, a Secretaria de Habitação (Sehab) já contabiliza 1.622 famílias atendidas, nos residenciais Jardim Bassoli, Porto Seguro/Parque Campinas, Santa Lúcia e Sírius, localizados na regiões Noroeste e Sudoeste. Quando as obras estiverem totalmente concluídas, somente o Residencial Sírius vai abrigar 2.620 apartamentos.

Compromisso

Em seu discurso, na abertura oficial do sorteio, o prefeito Pedro Serafim felicitou as famílias e salientou o fato de todos terem acordado cedo para comparecer ao evento, que teve início às 7h30. “A gente caiu da cama cedo, mas o motivo é de festa”, brincou. Segundo o prefeito, conquistar a casa própria é garantir segurança. “Se vocês estão felizes porque agora terão suas casas, nós também estamos. Vocês merecem, Campinas inteira merece isso. A Prefeitura tem tido dificuldades financeiras, mas a gente tem ido a Brasília para garantir a liberação de mais recursos para ampliar as obras e moradias. Nós temos que lutar pelo que vocês precisam e nós estamos empenhados nisso”, salientou.

 

O secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Clélio Leme, reforçou o compromisso de continuar o empenho para conseguir mais moradias populares e dignas e, assim, diminuir o déficit habitacional que hoje gira em torno de 54 mil moradias. “Com PMCMV queremos ordenar o crescimento de Campinas e tentar conter as invasões de maneira mais eficiente, obedecendo a lei e os critérios do programa. Nossa luta é diária, para entregarmos mais moradias e tentar diminuir o sofrimento pelo qual vocês passaram e outras famílias ainda passam”, ressaltou.

Nova fase

Para as famílias, o sorteio representou a conquista de uma vitória muito importante, que é poder realizar o sonho da casa própria.

Nelson Gonçalves, primeiro sorteado do dia, concordou com o fato de que chegar até esse momento é uma verdadeira vitória. “A gente lutou muito, passou maus bocados, mas nosso dia chegou”, comemorou.

Outra beneficiária que sente alívio por esse dia ter finalmente chegado é Maria Fátima de Lima. “Agora a gente tem segurança, porque vamos ocupar o que é nosso graças a Deus”, externou.

Características dos apartamentos

As unidades habitacionais do Residencial Sírius receberam azulejo somente nas áreas úmidas e são de dois tipos: tipo 1, com em área de 44,75 m2, sala, cozinha, quarto, banheiro e corredor e do tipo 2, adaptada, com área de 47 m2 sala, cozinha, quarto, banheiro e corredor. Entre os 260 apartamentos, oito são adaptados no total, distribuídos entre as torres 9 e 10.

Apoio Social

Todos os moradores da primeira etapa do Residencial Sírius serão integrados a um Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS), a ser realizado pela Cohab-Campinas, durante 12 meses, período em que as famílias receberão orientações em diversas frentes, cujo objetivo é resgatar a cidadania plena dos beneficiados do PMCMV.

Através desse trabalho, as pessoas recebem noções sobre coleta seletiva de lixo, como funciona a vida em um condomínio, economia doméstica, já que terão de arcar com custos fixos mensalmente, e outras frentes importantes para o dia a dia das famílias.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo financiamento e acompanhamento da execução dos trabalhos.  Já a Prefeitura, por meio da da Companhia de Habitação Popular (Cohab-Campinas), tem a função de elaborar o PTTS, disponibilizar profissionais para executar as ações e apresentar relatórios financeiros e de atividades à Caixa.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural