Notícias

Beneficiários da 1ª etapa do Residencial Sìrius começam a fase de mudança

Famílias assinaram contratos com a Caixa Econômica no dia 29 de maio

Edison Souza

04/07/2012

As 260 famílias contempladas com apartamentos na primeira etapa do Residencial Sírius (Condomínio Campo dos Crisântemos – Quadra C5), na região Noroeste da cidade, começaram efetivamente a ocupar os apartamentos nesta primeira semana de julho.

Os beneficiários assinaram os contratos de financiamento com a Caixa Econômica Federal no dia 29 de maio e, após os demais trâmites legais, começam a fase de ocupação definitiva das unidades habitacionais.

Os apartamentos foram sorteados no dia 28 de abril e são destinados a famílias que obtêm renda mensal de até R$ 1.600. Essas famílias foram removidas de áreas de risco de diversos bairros ou vinham recebendo o benefício do Auxílio Moradia para ajudar a custear o aluguel de suas casas.

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas, (Cohab-Campinas), Clélio Leme disse que não tem como não se emocionar ao olhar a satisfação que as pessoas sentem quando colocam o pé nos apartamentos. "Eles ficam felizes e nós também ficamos, afinal são pessoas que viviam em condições precárias, a maioria em áreas de risco e que agora conquistam uma moradia digna. Aliás, esta proposta do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) que a Prefeitura e o Governo Federal trouxeram para Campinas, se transformou na única opção para que uma pessoa obtenha moradia popular no município", reforçou Leme.

Trabalho social

Os moradores da 1ª etapa do Residencial Sírius estão integrados a um Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS), que será implementado pela Cohab-Campinas. Durante 12 meses as famílias receberão orientações em diversas frentes, com o objetivo de resgatar a cidadania plena dos beneficiados do PMCMV.

Através desse trabalho, as pessoas recebem noções sobre coleta seletiva de lixo, como funciona a vida em um condomínio, economia doméstica, já que terão de arcar com custos fixos mensalmente, e outras frentes importantes para o dia a dia das famílias.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo financiamento e acompanhamento da execução dos trabalhos enquanto que a Prefeitura, por meio da Cohab-Campinas, tem a função de elaborar o PTTS, disponibilizar profissionais para executar as ações e apresentar relatórios financeiros e de atividades à Caixa.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural