Notícias

Beneficiários da 1ª fase do Residencial Sírius assinam contrato com a Caixa

Edison Souza

29/05/2012

Os beneficiários da 1ª fase do Residencial Sirius, localizado na Região Noroeste, começaram a assinar os contratos de financiamento com a Caixa Econômica Federal, nesta terça-feira, dia 29 de maio.

Durante dois dias os beneficiários que foram sorteados no último dia 28 de abril, vão conhecer as providências que precisam tomar para que possam ocupar definitivamente os 260 apartamentos (Quadra C5 - Campo dos Crisântemos) construídos pela Construtora PDG Goldfarb, na região Noroeste.

As unidades são destinadas a famílias que obtêm renda mensal de até R$ 1.600. Elas foram removidas de áreas de risco de diversos bairros ou vinham recebendo o benefício do Auxílio Moradia para ajudar a custear o aluguel de suas casas.

Desde o sorteio das primeiras unidades habitacionais viabilizadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) em Campinas, ocorrido em dezembro de 2010, a Secretaria de Habitação (Sehab) já contabiliza 1622 famílias atendidas, nos residenciais Jardim Bassoli, Porto Seguro (Parque Campinas), Santa Lúcia e Sírius, localizados na regiões Noroeste e Sudoeste. Quando as obras estiverem totalmente concluídas, somente o Residencial Sírius vai abrigar 2.620 apartamentos.

Compromisso

Em visita aos novos moradores, o secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Clélio Leme, reforçou o compromisso de continuar o empenho para conseguir mais moradias populares. ”O prefeito Pedro Serafim pediu nosso empenho e não estamos medindo esforços no sentido de encontrar meios para entregar o mais rápido possível as moradias já aprovadas para Campinas através do PMCMV e também do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com o apoio do Governo Federal e da Caixa Econômica que tem nos ajudado muito neste processo, reitero que nossa meta é entregar 5.100 unidades habitacionais até dezembro deste ano”, salientou o secretário. 

A gerente de atendimento a órgãos públicos da Caixa Econômica Federal, Sandra Sivalle, destacou a importância da parceria entre a Caixa, a Prefeitura e a Cohab-Campinas. “Para nós é uma satisfação participar desta fase tão importante na vida dessas pessoas. Na verdade, estamos fazendo parte de um sonho que se realiza na vida delas e isso nos deixa muito felizes”, completou Sandra.

Expectativa

Os beneficiários estavam eufóricos. A doméstica Hilda Izaías disse que não via a hora de entrar na nova casa. “Não estou nem acreditando. É uma alegria muita grande essa que estamos sentindo neste momento em que estou refazendo a minha vida já que sou viúva e preciso ainda trabalhar. Antes, as pessoas olhavam pra gente meio desconfiadas, mas a partir de agora tudo isso vai mudar”, pontuou.

O porteiro Ozias Vilas Boas da Silva não via a hora de assinar o contrato.”Olha, é essencial poder ter o documento de uma casa que vai ser só minha. Vou morar com minha filha num lugar decente, legalizado e seguro”, destacou.

A auxiliar de limpeza Maria José Rodrigues Fagundes, ex-moradora do Jardim Florence, resumiu em uma só frase todo o sentimento de alegria e alívio por tomar posse na casa nova.”Isso aqui é tudo de bom”, reforçou.

Características dos apartamentos

As unidades habitacionais do Residencial Sírius estão localizadas na Quadra C-5, Condomínio Campo dos Crisântemos. As unidades receberam azulejo somente nas áreas úmidas e são de dois tipos: tipo 1, com em área de 44,75 m2, sala, cozinha, quarto, banheiro e corredor e do tipo 2, adaptada, com área de 47 m2 sala, cozinha, quarto, banheiro e corredor. Entre os 260 apartamentos, oito são adaptados no total, distribuídos entre as torres 9 e 10.

 

Apoio Social

Todos os moradores da primeira etapa do Residencial Sírius estão integrados a um Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS), implementado pela Cohab-Campinas e que terá a duração de 12 meses. Nesse período as famílias receberão orientações em diversas frentes, tais como noções sobre coleta seletiva de lixo, como funciona a vida em um condomínio, além de informações sobre economia doméstica, já que terão de arcar com custos fixos mensais.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo financiamento e acompanhamento da execução dos trabalhos. Já a Prefeitura, por meio da da Companhia de Habitação Popular (Cohab-Campinas), tem a função de elaborar o PTTS, disponibilizar profissionais para executar as ações e apresentar relatórios financeiros e de atividades à Caixa.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural