Noticias

Parceria entre Sehab e União vai ampliar oferta de moradias populares

Rita Hennies
13/09/2012

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) firmou um "pré-acordo" com a Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo, segundo o secretário Clélio Leme, para obter áreas destinadas à construção de novos projetos habitacionais de interesse social ou legalizar ocupações passíveis de regularização.

A reunião que viabilizou a parceria ocorreu nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, na capital, e também contou com a presença de representantes de movimentos de moradia, como a Central de Movimentos Populares, a União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, Fórum dos Movimentos de Moradia de Campinas, União Municipal das Entidades Comunitárias de Campinas, Vip Cooper/Cooperativa Habitacional e Movimento dos Trabalhadores Desempregados.

Para viabilizar o acordo, a Sehab foi autorizada pelo órgão a realizar um levantamento das áreas cortadas por linhas férreas existentes no município, em até 10 dias. A partir desse mapeamento, a superintendência analisará os locais indicados, que compõem a parte não operacional da extinta Rede Ferroviária Federal, para então oficializar as concessões.

"Trabalhamos intensamente para entregar as 7.430 moradias contratadas para o município até dezembro deste ano, pelo Programa Minha Casa Minha Vida. E o trabalho não para, porque precisamos entregar ainda mais moradias e tentar diminuir ao máximo o déficit entre as famílias de baixa renda", destaca Clélio Leme.

Próximo Passo

Na segunda etapa do processo, a Prefeitura deverá encaminhar um ofício à Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo com as propostas de projetos, plantas, memorial descritivo, indicação da origem do recurso e da demanda a ser atendida, cronograma, entre outras informações.

A Secretaria de Habitação contabiliza 150 ocupações irregulares promovidas há mais de 20 anos junto aos leitos férreos, além de 41 áreas federais desocupadas que poderiam ser utilizadas para fins de habitação popular.

 

 

 

 

 

 

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural