Notícias

Secretário de Habitação profere palestra na Rio +20

Edison Souza
19/06/2012

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Clélio Leme representou a Administração municipal, na manhã desta segunda-feira, 18 de junho, na Cúpula dos Povos, evento integrante da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20) que teve por local o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. 

O convite foi formulado pela União Nacional por Moradia Popular (UNMP) e o tema abordado foi: “Minha Casa Minha Vida: Programa recupera áreas degradadas de Campinas”. Durante a atividade que enfatizou questões ligadas à moradia, autogestão e ambiente urbano, Leme destacou que o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), do Governo Federal, além de proporcionar moradias dignas, ainda contribui com a recuperação ambiental.

Segundo o secretário, o PMCMV tem possibilitado a  remoção de famílias de áreas de risco das margens dos córregos para conjuntos habitacionais, além da recuperação ambiental desses trechos, ações extremamente importantes para melhoria da qualidade de vida em toda a cidade. “O prefeito Pedro Serafim determinou que houvesse um trabalho integrado das secretarias de Habitação, Meio Ambiente, Serviços Públicos e da Sanasa a fim de proporcionar, não somente a retirada de famílias de áreas de risco, mas também o plantio de milhares de mudas de árvores. Agindo sob essas diretrizes a Administração impede que os locais sejam ocupados novamente evitando transtornos e o risco iminente, principalmente no período de chuvas”, pontuou Leme.

Nova dinâmica

Clélio Leme afirmou que o Programa Minha Casa Minha Vida tem novo enfoque. “Antes as famílias eram removidas e encaminhadas para o Auxílio Moradia,  mas agora as pessoas são encaminhadas para um imóvel onde elas vão desfrutar de conforto e segurança para o resto da vida. E de quebra ainda estamos promovendo o reflorestamento da mata ciliar em 11 locais em diversos pontos da cidade, somando no total 730 mil metros quadrados e atingindo cerca de 6 mil famílias”, completou.

O primeiro trecho beneficiado foi o Beco do Mokarzel II, no distrito de Sousas, de onde foram retiradas as famílias e providenciado o plantio de várias mudas de árvores. Estão na lista outros trechos situados em Sousas (Jardim Conceição) e nos bairros Paraíso de Viracopos, Jardim Liza I e II, Vila Vitória, Jardim Ouro Verde,  Jardim Campo Belo, Parque Shalon, Santa Lúcia e Vila Boa Vista, entre outros.

Está previsto o plantio de 120 mil mudas de diversas espécies de árvores, especialmente sanga d'água, quaresmeira, ipê e o cedro rosa. Além do reflorestamento, esses trechos receberão posteriormente um projeto de parque linear próprio para cada área, com trilhas para caminhada, campos de areia, quadras poliesportivas, além de academia para idosos, entre outros equipamentos para lazer e recreação.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural