Notícias

Secretário de habitação recebe lideranças do Real Parque e Recanto dos Pássaros

 Edison Souza e Rita Hennies
24/04/2012

O secretário municipal de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) Clélio Leme recebeu, na noite desta segunda-feira, dia 23 de abril, na sede da Cohab-Campinas, aproximadamente 40 moradores de  ocupações instaladas nos loteamentos Recanto dos Pássaros e Real Parque, na região do distrito de Barão Geraldo.

Os representantes das famílias trouxeram dúvidas a respeito de uma possível regularização das moradias e sobre o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), do Governo Federal, que contempla com unidades habitacionais famílias com renda mensal de até R$ 1.600. Parte dos moradores ocupa uma área de preservação ambiental, na mesma região.

Durante o encontro, a diretora de regularização da Secretaria de Habitação (Sehab), Simone Nicoliello Pena, reafirmou o que ela mesma já havia dito em outra reunião com o grupo, realizada em março deste ano, de que a área não é passível de regularização e que vários estudos estão sendo feitos no sentido de encontrar uma solução para o caso. “Nunca foi dito que a área poderia ser regularizada, porque trata-se de área de proteção ambiental. Nós não gostamos de demolir casas e não nos cansamos de tentar encontrar alternativas, porém, uma hora ou outra, o local terá de ser desocupado. Agora, se vocês encontrarem outra alternativa nos apresentem, pois nós vamos verificar”, concluiu Simone.

O secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Clélio Leme, disse aos moradores que várias alternativas estão sendo estudadas, mas todas elas passam pelo PMCMV. ”De momento, o que eu posso afirmar a vocês é que na região de Barão Geraldo, onde vocês vivem, não existe nenhuma área que possa ser adquirida para a construção de moradias populares. Porém, estamos nos esforçando para dar moradia digna a todos que precisam, inclusive a vocês, e adiantamos que isso vai acontecer dentro do cronograma estabelecido pela Sehab, de acordo com as diretrizes do PMCMV”, afirmou Leme.

Ao final da reunião, os moradores fizeram quatro solicitações, com as quais o secretário concordou: garantia de que nenhuma casa será derrubada com violência da noite para o dia, sem que as famílias saibam para onde irão; agendamento, por parte dos moradores, de uma reunião com o Ministério Público e que este encontro conte  com a presença de representantes da Sehab; agendamento de uma visita do secretário Clélio Leme ao loteamentos Recanto dos Pássaros e ao Real Parque; agendamento de novas reuniões, com o maior número possível de moradores, para verificar o andamento do processo.

Para o assistente técnico Anderson Marcon, que falou em nome dos moradores, a reunião foi um avanço em relação ao último encontro. “Eu não saio daqui plenamente satisfeito ainda, mas reconheço que estamos avançando nas negociações. Vejo a boa intenção da secretaria em resolver nossa causa, afinal são 68 famílias que vivem no local. É uma luta da qual não vamos desistir”, destacou Marcon.

Histórico

Parte do grupo já tinha sido recebida pelo secretário e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas),  em março deste ano, para demonstrar que estavam muito preocupados com informações que teriam recebido recentemente. Na ocasião, segundo a representante dos moradores à época, Nádina Santos, uma pessoa, que os moradores não souberam identificar, teria dito às famílias que dentro de pouco tempo eles teriam de sair das casas onde moram. “Eu já morei lá e entendo perfeitamente a preocupação e a ansiedade das famílias e agregados, que hoje ocupam a área no Recanto dos Pássaros. Queremos uma solução definitiva para o problema”, solicitou.

Durante a reunião, a diretora de regularização da Secretaria de Habitação (Sehab), Simone Nicoliello Pena, ressaltou que algumas situações estão estabelecidas, como, por exemplo, o fato das famílias terem de deixar o local cedo ou tarde, por conta da impossibilidade de regularizar a área. O loteador não se preocupou com as famílias quando negociou a área e a solução, agora, passa por um conflito que envolve os herdeiros do loteador, as próprias famílias, o Ministério Público, a Sehab e a Cohab.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural