Notícias

Presidente da Cohab recebe comissão de moradores do Recanto os Pássaros

 Edison Souza
02/03/2012

O presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Clélio Leme,  recebeu, na manhã desta sexta-feira, 2 de março, uma comissão de moradores do bairro Recanto dos Pássaros, localizado no distrito de Barão Geraldo.

Acompanhados do presidente da Câmara de Vereadores de Campinas, Thiago Ferrari, os moradores vieram até a Cohab para demonstrar que estavam muito preocupados com informações que teriam recebido recentemente.

Segundo a representante dos moradores, Nádina Santos, uma pessoa, que os moradores não souberam identificar, teria dito às famílias que, dentro de pouco tempo, eles teriam de sair das casas onde moram. "Eu já morei lá e entendo perfeitamente a preocupação e a ansiedade das famílias e agregados, que hoje ocupam a área no Recanto dos Pássaros. Queremos uma solução definitiva para o problema", solicitou.

Durante a reunião, a diretora de regularização da Secretaria de Habitação (Sehab), Simone Nicoliello Pena, disse que algumas situações estão estabelecidas, como, por exemplo, o fato das famílias terem de deixar o local cedo ou tarde, por conta da impossibilidade de regularizar a área. "Não tem como regularizar o loteamento, porque é uma área de preservação ambiental, agora, vai ser preciso encontrar uma saída que contemple os moradores. O loteador não se preocupou com as famílias quando negociou a área e a solução, agora, passa por um conflito que envolve os herdeiros do loteador, as próprias famílias, o Ministério Público, a Sehab e a Cohab", destacou.

O presidente da Cohab, Clélio Leme, ouviu atentamente os moradores e assumiu o compromisso de pedir um levantamento técnico da situação no local. Os dados solicitados vão incluir desde a checagem do cadastro das famílias, para verificar a possibilidade de enquadramento no Programa Minha Casa Minha Vida (caso a renda mensal seja de até três salários mínimos, ou R$ 1.600), até um cronograma para que as pessoas deixem o local.

"Nosso objetivo é contemplar com unidades habitacionais o maior número de pessoas no menor espaço de tempo possível. Estamos entregando, até o final deste ano, pelo menos 5 mil novas moradias. Agora, existem trâmites legais cujo passo inicial é o cadastramento das famílias que vivem em áreas de risco, nosso público-alvo neste momento. Podem ficar tranqüilos, porque estou afirmando que nada vai acontecer sem que vocês sejam avisados previamente. Daqui a uns 15 ou 20 dias, vamos nos reunir novamente para fazer um balanço da situação", assegurou o secretário.

Após o encontro, o vereador Thiago Ferrari disse que ficou satisfeito com o resultado do encontro."Meu objetivo, aqui, foi apenas ajudar a tranquilizar os moradores do Recanto dos Pássaros e, também, mostrar aos moradores que o presidente da Cohab é uma pessoa acessível", pontuou.

Quando os dados solicitados pelo presidente da Cohab estiverem disponíveis, uma nova reunião será agendada com a comissão que representa os moradores.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural