Notícias

Secretário de habitação recebe representantes do Núcleo Residencial Novo Real Parque

Rita Hennies
27/04/2012

O secretário municipal de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Clélio Leme, e a diretora de regularização fundiária da Secretaria de Habitação (Sehab), Simone Nicoliello Pena, receberam, nesta quinta-feira, dia 25 de abril, na sede da Cohab-Campinas, seis moradores do Núcleo Residencial Novo Real Parque, ocupação irregular que fica no entorno da Mata de Santa Genebra, na região do distrito de Barão Geraldo.

Os participantes representavam cerca de 25 famílias que terão de ser removidas do local, por determinação judicial, porque ocuparam uma área verde classificada como Área de Preservação Ambiental (APA). Elas trouxeram dúvidas a respeito de uma possível regularização das moradias, ou, caso isso não se concretize,  sobre a possibilidade de atendimento no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), do Governo Federal, que contempla com unidades habitacionais famílias com renda mensal de até R$ 1.600.

Durante o encontro, a diretora de regularização da Sehab, Simone Pena, reafirmou o fato da área não ser passível de regularização e informou aos presentes que o setor já deu início ao encaminhamento de novos estudos, no sentido de encontrar uma solução para o caso. “Já existe uma determinação da Justiça para desocupar a área, daí o fato das famílias terem sido notificadas para deixar o local”.

O secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Clélio Leme, disse aos ocupantes que várias alternativas estão sendo estudadas, mas que o setor habitacional Municipal assumiu vários compromissos com famílias que estão em pior situação, já inseridas no cronograma estabelecido pelo Minha Casa Minha Vida, e que não há como solucionar o caso deles, neste primeiro momento.

”A situação de vocês é de insegurança, mas temos de atender famílias que vivem sob risco iminente e que já estão encaminhadas no programa”, reconheceu. Leme solicitou um tempo aos participantes do encontro, até que os estudos já iniciados sejam concluídos e que as informações do cadastro apresentado pelo grupo sejam confrontadas pelos técnicos da Habitação. O grupo concordou com a solicitação do secretário, e, a partir de agora, vai aguardar o contato de um representante da pasta para que o caso seja retomado dentro em breve.

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural