Notícias

Prefeitura e Habitação sorteiam 60 casas do Núcleo Residencial Guaraçaí

Moradias foram construídas com recursos do PAC- FNHIS

Edison Souza e Patrícia Xigliano
30/11/2012

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), promoveu, nesta quinta-feira, 29 de novembro, às 18h, o sorteio de 60 casas da 2ª fase do Núcleo Residencial Guaraçaí. As unidades foram implementadas pela construtora Lemos Rodrigues como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

O sorteio aconteceu na sede da Cohab-Campinas, no bairro Parque Itália, num evento que reuniu aproximadamente 100 pessoas e que contou com a presença do diretor jurídico da Cohab-Campinas, Aristeu Bento de Souza, representando o prefeito Pedro Serafim e o secretário de habitação e presidente da Cohab-Campinas, Clélio Leme; membros do Conselho Municipal de Habitação; lideranças de bairros e demais convidados.

As famílias contempladas foram retiradas de áreas de risco da região do Guaraçaí ou estavam sendo beneficiadas com recursos do Auxílio Moradia. Desta forma, o sorteio atende apenas a esse público e serviu para definir a moradia específica e o endereço definitivo de cada família.

Compromisso

O diretor jurídico da Cohab-Campinas, Aristeu Bento de Souza disse que este é um dia histórico em que muitas pessoas se recordarão deste momento para sempre.”Uma casa é o início de um processo de dignidade já que muita gente nesse país ainda não tem um lugar pra morar. E nós, graças ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que começou no governo do presidente Lula e continua no governo da presidenta Dilma, estamos hoje finalizando um processo. Agora vocês terão um endereço fixo e um comprovante de residência que poderão apresentar a qualquer momento que este documento for solicitado. Vamos continuar trabalhando através do programa Minha Casa Minha Vida que já entregou 7.430 unidades habitacionais em Campinas e também através do PAC.Felicidades a todos vocês”, concluiu

A assistente social da Sehab, Eliete Sampaio, fez uma saudação aos presentes destacando que este é o momento de finalizar um processo que, para muita gente foi sofrido.” Depois de muita luta, estamos cumprindo hoje nosso compromisso que era o de retirar dos alojamentos as famílias que deveriam ficar lá por um período provisório, mas que acabaram ficando mais tempo do que aquilo que havia sido planejado. Agradeço aos funcionários da Sehab e da Cohab que trabalharam muito para que este sonho se realizasse. A partir de agora o local onde vocês moram será reconhecido como um bairro como qualquer outro já existente. Estamos felizes junto com vocês”, completou.  

Emoção

Há mais de 10 anos, quando as primeiras remoções começaram a ocorrer nas antigas ocupações do Núcleo Residencial Gênesis, na Vila Moscou e no Núcleo Residencial Guaraçaí, respectivamente, a conquista da casa própria e o acesso à infraestrutura ainda pareciam inatingíveis, para muitos dos habitantes que hoje compõem o Parque Linear Vila Parque Anhumas. Mas, com o lançamento do PAC, em janeiro de 2007, e o empenho da atual Administração em obter recursos para concretizar a política municipal de habitação, essa realidade vem se transformando no município.

A dona de casa Maria Jesus Cajaida, de 65 anos, que morava em área de risco no Guaraçaí, passou para o alojamento há dois anos e aguarda ansiosamente pelo dia da mudança. “A vida sem ter moradia própria é muito difícil. Estou muito feliz e agora é hora de mudar de vida. Estou contando os dias”, comentou.

A monitora de crianças Janaína Baeta Neves, de 31 anos, também saiu da área de risco há quase dois anos e vive com o que recebe através do auxílio moradia e do trabalho. “Conseguir minha casa com a idade que estou é uma vitória. Fico muito contente, pois vou poder proporcionar uma vida melhor para minha avó e minha filha de oito anos, que vão morar comigo”, afirmou.

Histórico

O Núcleo Residencial Guaraçaí, localizado próximo a Avenida Norte-Sul, na região do Jardim Flamboyant, compõe o parque linear Vila Parque Anhumas - trecho de 5km desde o Guaraçaí até o Núcleo Residencial Gênesis, no limite com a Rodovia Dom Pedro I, às margens da bacia do Anhumas - que está em fase final de  revitalização e urbanização por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na 1ª fase foram sorteadas 30 casas em julho de 2011 e, hoje aconteceu o sorteio da segunda fase com 60 unidades.

Características dos imóveis

As unidades habitacionais implementadas no Núcleo Residencial Guaraçaí possuem as seguintes características:

 4 casas térreas com 1 quarto e 25m2
4 casas térreas com 2 quartos e 35 m2
4 casas térreas com 2 quartos e 39 m2
48 sobrados com 2 quartos e 48 m2.

Todos os imóveis possuem ainda sala, banheiro, cozinha e lavanderia e o  investimento é da ordem de R$ 199 mil.   

Apoio Social

Todos os moradores do Núcleo Residencial Guaraçaí serão integrados ao Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS), que será realizado pela Cohab-Campinas, durante de 12 meses, período em que as famílias vão receber orientações em diversas frentes.

Através desse trabalho, as pessoas recebem noções sobre coleta seletiva de lixo e economia doméstica, já que terão de arcar com custos fixos mensalmente, além de orientações em outras frentes importantes para o dia a dia das famílias.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural