Noticias

Famílias sorteadas no Guaraçaí têm mudança adiada

Edison Souza e Rita Hennies
20/12/2012

O cronograma de entrega de 60 moradias da segunda etapa do Núcleo Residencial Guaraçaí (NR Guaraçaí) sofreu alteração impedindo que as unidades fossem entregues às famílias beneficiárias até o final deste ano, como previsto anteriormente. As famílias beneficiadas foram informadas da alteração em assembleia na sede da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) nesta quarta-feira, dia 19 de dezembro.

A alteração no cronograma se deu pelo fato de a construtora Lemos Rodrigues não ter tido tempo hábil para promover alguns testes e reparos finais. As moradias estão sendo implantadas como parte das ações realizadas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Anhumas), com financiamento do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

Por conta do novo calendário de entrega a equipe de assistentes sociais da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), que atua junto à população local, já se mobiliza para levantar dados sobre possíveis reparos necessários à melhoria de 17 alojamentos provisórios instalados próximos ao NR Guaraçaí, ocupados atualmente por parte das famílias que se mudarão para o empreendimento.

A maioria dos beneficiários recebe o benefício do Auxílio Moradia - ajuda de custo para pagamento de aluguel no valor de R$ 371, oferecida pela Sehab - até que ocorra a mudança efetiva para as casas. Mas essas 17 famílias optaram por permanecer na região para não perder o vínculo com escolas, postos de saúde e outros serviços. Para isso, a alternativa foi a implantação dos alojamentos provisórios.

Os representantes do setor habitacional informaram, ainda, que a secretaria disponibilizará não só profissionais como também os materiais para garantir a realização desses pequenos reparos.

Histórico

O Núcleo Residencial Guaraçaí fica próximo à Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), na região do Jardim Flamboyant. O residencial compõe o parque linear Vila Parque Anhumas, trecho de cinco quilômetros desde o Guaraçaí até o Núcleo Residencial Gênesis, no limite com a Rodovia Dom Pedro I e às margens da bacia do Anhumas.

Na primeira etapa foram sorteadas 30 moradias, em julho de 2011, e na segunda outras 60 unidades habitacionais foram sorteadas no final de novembro de 2012. É nesse mesmo trecho territorial que ficava localizada uma das mais antigas ocupações irregulares estabelecidas em área de risco no município, formada, por exemplo, pelas favelas das ruas Moscou e Luíza de Gusmão.

A ocupação estabelecida ao longo do Anhumas foi atingida pelas enchentes recorrentes por décadas, pela proximidade com a bacia, sem contar os transtornos sofridos pelas famílias ocupantes, que viveram anos numa área sem infraestrutura.

A faixa que compreende o Vila Parque Anhumas foi reurbanizada, com implantação de infraestrutura (pavimentação, redes de água e esgoto, drenagem de águas pluviais e outras); substituição das moradias precárias por casas de alvenaria, distribuídas em vilas (nos locais em que a regularização foi possível); recuperação das margens da bacia do Anhumas com plantio de espécies nativas, implantação de áreas e equipamentos de lazer, entre outras ações. Todo o conjunto da obra está em fase final.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural