Noticias

Cohab-Campinas lança 2º módulo do Programa de Educação Continuada In Company

Edison Souza
24/08/2012

Desta vez uma equipe multidisciplinar vai orientar os funcionários sobre a hipertensão arterial .

O Departamento Administrativo da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) iniciou, nesta quinta-feira, 23 de agosto, através da Coordenadoria de Recursos Humanos, o 2º módulo do Programa de Educação Continuada In Company.

Desta vez o programa que é desenvolvido em parceria com a Unimed Campinas e a Global Medicina e Saúde Ocupacional, empresa responsável pelo Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), vai abordar o tema “Hipertensão Arterial Sistêmica: conceito, causas e conseqüências”. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde a hipertensão é uma doença silenciosa que atinge 30% da população adulta brasileira. Se ao medir a pressão arterial o número apontar 14 x 9, esta pressão está alterada e a pessoa precisa procurar urgentemente um médico.

Nesta etapa, 22 funcionários e colaboradores de diversos setores da empresa foram selecionados pelo médico responsável pelo Programa de Controle Médico Ocupacional com base nos resultados de exames periódicos realizados anualmente.

O programa prevê palestras com uma equipe multidisciplinar composta por médico, psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, educador físico e orientador educacional cujos temas sempre serão direcionados à hipertensão arterial.

Neste primeiro encontro, a psicóloga Juliana Karklis, da Unimed-Campinas, apresentou o cronograma do módulo, explicou sobre a aderência ao tratamento e ainda ouviu os presentes a respeito das expectativas deles com relação ao curso.

Para a coordenadora de Recursos Humanos da Cohab-Campinas, Lairce Aniceto Cardoso da Silva, na dúvida, sempre é bom apreender um pouco mais e é importante estar aberto à aprendizagem. “No primeiro módulo, os funcionários ficaram um pouco receosos com a novidade, mas percebo que, mesmo pequenas, algumas mudanças de comportamento já foram processadas. Mas como tudo é assim mesmo, aos poucos vamos somando e já estamos num bom começo”, completou Lairce.
O projeto prevê a realização de seis encontros, sempre às quintas-feiras no período de 23 de agosto até 27 de setembro.

Perigoso silencioso

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração exerça um esforço maior do que o normal para fazer o sangue circular através dos vasos sanguíneos. É um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais, enfartes do miocárdio, aneurismas e doenças arteriais periféricas.

O controle da pressão sanguínea pode ser conseguido com alterações dos hábitos alimentares e do estilo de vida, já que obesidade, tabagismo, excesso de sal, idade (quanto maior a idade, maior a possibilidade de desenvolver a doença) e alcoolismo se configuram como fatores de risco.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a hipertensão é uma doença silenciosa que atinge 1 em cada 3 adultos e que, se não for controlada,pode levar a pessoa à morte.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural