Notícias

Semana do Trabalho motiva moradores do Residencial Jardim Bassoli

Evento é destinado aos beneficiários do PMCMV que já possuem ou procuram alguma fonte de renda.

Patrícia Xigliano
17/10/2012

A Coordenadoria de Ação Social da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab – Campinas), promove, a partir desta quarta-feira, 17 de outubro, no Jardim Bassoli, região noroeste da cidade, as atividades referentes à Semana do Trabalho, evento voltado aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) que já possuem ou procuram alguma fonte de renda.

A iniciativa teve início através de reuniões e atividades integradas das secretarias municipais de Habitação, Trabalho e Renda e o Conselho de Habitação que contam com o apoio de outras entidades, como a Casa do Empreendedor, Senac, Caixa Econômica Federal, Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT), Banco Popular da Mulher e Serviços Técnicos Gerais (Setec).

A Semana do Trabalho oferece aos interessados cadastro de emprego, emissão de carteira de trabalho e informações sobre cadastros para cursos de qualificação profissional.  Para os microempreendedores, representantes da Caixa Econômica Federal apresentam o programa de microcrédito, que possibilita que o pequeno empreendedor invista no seu próprio negócio.

A assessora técnica do trabalho social da Cohab-Campinas, Maria Cristina de Souza acredita que iniciativas como essa, ajudam no crescimento profissional dos moradores “Eu acho que os trabalhadores do Bassoli precisam de força e reconhecimento”, acrescentou.

O evento foi acompanhado pelo secretário municipal de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Clélio Leme. Para ele, a iniciativa de promover  a divulgação dos trabalhos dos beneficiários e as oportunidades de investimento oferecidas neste evento, ajudam no crescimento profissional e pessoal dessas famílias. “Vocês podem perceber que nós estamos ampliando o atendimento que oferecemos aos beneficiários do PMCMV. Antes, eles sonhavam apenas com um teto; hoje eles podem contar com uma moradia digna, um suporte profissional em diversas áreas oferecido pelas assistentes sociais e, agora, com uma possibilidade real de obter ou de ajudar na obtenção do sustento familiar”, comcluiu.       

Expectativa

Os moradores do Residencial Jardim Bassoli, que possuem renda própria, aproveitaram a oportunidade para divulgar seu trabalho. A doceira Francisca Celina da Costa e Silva, de 66 anos, vive da venda de doces caseiros e achou ótima a oportunidade de apresentar seu trabalho, “Hoje eu estou vendendo doce de coco e paçoca e estou achando ótima essa oportunidade de poder divulgar meu trabalho para os moradores que ainda não me conhecem”, informou. 

A dona de casa Michele Conceição do Nascimento, de 25 anos, mora no Jardim São Marcos e está aguardando a conclusão do processo de mudança referente à 6ª Etapa do Residencial Jardim Bassoli. Ela foi ao evento para se cadastrar no CPAT, já que pretende mudar de casa com um emprego fixo. “Estou muito empolgada com a mudança e espero que o cadastro no CPAT me faça achar uma vaga com o meu perfil”, relatou.

O CPAT já contabilizou mais de 30 novos cadastros de empregos nos Residencial Porto Seguro e Residencial Santa Lúcia. Os cadastros são feitos de forma manual para os interessados em vagas de emprego. A atendente responsável por esses cadastros, Ericka Ignácio, informou que a meta de encaminhar esses interessados para vagas de emprego, está sendo cumprida. “A gente está conseguindo bater muitas metas; cadastramos os moradores e, quando eles se encaixam nas vagas, avisamos por telefone”, completou.

Programação

O Residencial Jardim Bassoli é o terceiro empreendimento que conta com atividades da Semana do Trabalho.  O início foi no Residencial Porto Seguro, no dia 4 de outubro enquanto que a segunda fase do evento ocorreu no Residencial Santa Lúcia, entre os dias 10 e 11 de outubro.

No Jardim Bassoli, as atividades continuam até a próxima sexta-feira, 19 de outubro, das 10h às 15h na Sede do Atendimento do Serviço Social da Cohab-Campinas, localiza próximo Residencial Jardim Bassoli. Além da venda de panos de pratos, bolsas e comidas, o evento também conta com a apresentação de um grupo de capoeira composto por moradores do residencial.

A programação prevê que nos próximos dias 24 e 25 de outubro, a Semana do Trabalho seja realizada no Residencial Sírius, na região da Pirelli.

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural