Notícias

Prefeitura e Habitação sorteiam apartamentos da 5ª fase do Jardim Bassoli

Edison Souza e Rita Hennies
02/07/2012

A Prefeitura, por meio da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), promoveu, neste sábado, 30 de junho, o sorteio de 440 apartamentos (Condomínios H, I e J) da 5ª fase do Residencial Jardim Bassoli, implementado pela Bairro Novo Empreendimentos Imobiliários, na região Noroeste, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

O sorteio aconteceu no Ginásio de Esportes Rogê Ferreira, no bairro São Bernardo, num evento que reuniu aproximadamente 1.500 pessoas e que contou com a presença do vice-prefeito Francisco Soares de Souza; do secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Clélio Leme; do vereador Ângelo Barreto, que representou a presidência da Câmara Municipal; da gerente de atendimento a órgãos públicos da Caixa Econômica Federal, Maria Teresa Rodrigues; membros do Conselho Municipal de Habitação; lideranças de bairro da região e demais convidados.

As famílias contempladas são participantes do PMCMV e foram removidas de áreas de risco de diversos bairros da região Noroeste, ou, são aquelas que já vinham recebendo o benefício do Auxílio Moradia.

Desde o sorteio das primeiras unidades habitacionais viabilizadas pelo PMCMV em Campinas, ocorrido em dezembro de 2010, a Secretaria de Habitação (Sehab) já contabiliza 2.742 famílias atendidas, nos residenciais Jardim Bassoli, Porto Seguro/Parque Campinas, Santa Lúcia e Sírius, localizados nas regiões Noroeste e Sudoeste. Quando as obras estiverem totalmente concluídas, somente o Residencial Jardim Bassoli vai abrigar 2.380 apartamentos.

Compromisso

Durante a abertura do sorteio, o vice-prefeito, Francisco Soares de Souza, ressaltou o bom desempenho do prefeito Pedro Serafim à frente da administração e o momento especial vivido pelos contemplados. "Estou orgulhoso da atuação do prefeito no comando da Prefeitura, que encontrou Campinas numa situação difícil. Mas a alegria maior, hoje, é de vocês, que agora terão suas casas graças à condução da presidente Dilma no PMCMV, que realmente beneficia os mais carentes", destacou.

O secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Clélio Leme, reforçou a responsabilidade dos beneficiários quanto à manutenção do imóvel e ainda destacou a atuação do município dentro do programa habitacional Federal. "Esse apartamento é para estar com vocês até o fim da vida, é para os netos de vocês. E a nossa função é trabalhar para ampliar o programa em Campinas e construir mais unidades para a população".

Na ocasião, a gerente de órgãos públicos da Caixa Econômica Federal fez questão de enaltecer a parceria do poder público municipal para o o sucesso do programa na cidade. "Quero agradecer às equipes da Cohab e da Secretaria de Habitação, que são bastante atuantes. Podem ter certeza de que, se não fossem eles, esse momento não aconteceria", externou.

Doce lar

Para as famílias, que aguardavam o sorteio com muita ansiedade, a certeza de ter nas mãos a chave da casa própria é uma sensação indescritível. Foi sob forte emoção que a auxiliar de limpeza Leni de Fátima foi até a urna do sorteio para conhecer o apartamento que iria ocupar. "Eu morava em péssimas condições no Jardim Campineiro e agora estou indo para um apartamento só meu pra eu poder curtir a vida e a casa nova com o meu marido. Estou muito feliz ao ver que mais pessoas, além de mim, também estão realizando o sonho da casa própria", concluiu.

O desempregado Alexandre Leite também estava contente. "Bom, um teto pra abrigar minha esposa e meus 4 filhos eu já consegui e ainda num bairro que eu conheço bem. Agora estou batalhando um emprego e, assim que conseguir, vou poder curtir nosso novo espaço que, aliás, é muito bom já que no Jardim Bassoli a gente conta com escola, creche, transporte. A região está crescendo e nós fazemos parte dela", completou.

Características dos apartamentos

As unidades habitacionais do Residencial Jardim Bassoli receberam azulejo somente nas áreas úmidas até a altura de 1,80 m (no banheiro) e em cima da pia (na cozinha). São 22 torres com 20 apartamentos cada sendo que a área total de cada unidade é de 41,36 m2, com sala, cozinha, quarto, banheiro e corredor, além de uma vaga na garagem. Existem ainda quatro unidades para idosos e portadores de necessidades especiais, além de uma área de lazer que comporta playground e salão de festas.   

Retaguarda Social

Todos os moradores da quinta etapa do Residencial Jardim Bassoli serão integrados ao Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS), a ser realizado pela Cohab-Campinas, durante 12 meses, período em que as famílias receberão orientações em diversas frentes.

Através desse trabalho, as pessoas recebem noções sobre coleta seletiva de lixo, como funciona a vida em um condomínio, economia doméstica, já que terão de arcar com custos fixos mensalmente, e outras frentes importantes para o dia a dia das famílias.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo financiamento e acompanhamento da execução dos trabalhos.  Já a Prefeitura, por meio da da Companhia de Habitação Popular (Cohab-Campinas), tem a função de elaborar o PTTS, disponibilizar profissionais para executar as ações e apresentar relatórios financeiros e de atividades à Caixa.

Evento paralelo

O vice-prefeito Francisco Soares de Souza acompanhou, também, a entrega de um "planejamento de mudança" aos beneficiários da 3ª e 4ª fases (660 apartamentos no total) do mesmo Residencial Jardim Bassoli, unidades estas que foram sorteadas nos dias 24 de março (quadras K e L com 200 unidades) e dia 2 de junho Quadras M,N e O com 460 unidades).

Neste evento, as famílias ficaram conhecendo a programação e os procedimentos necessários para a mudança definitiva e ocupação dos apartamentos. A data prevista para a mudança efetiva das famílias é entre os dias 30 de julho e 13 de agosto.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural