Noticias

Habitação inicia diálogo com ocupantes do Parque Shalon III

Rita Hennies

O secretário municipal de Habitação Clélio Leme recebeu na manhã desta quarta-feira, 28 de dezembro, na sede da Cohab-Campinas, uma comissão de cerca de 20 ocupantes do Parque Shalon III. A ocupação irregular está localizada no limite entre Campinas e Hortolândia, entre a Rodovia Campinas-Monte Mor e a linha férrea administrada pela América Latina Logística (ALL), na região Norte.

Os representantes das famílias trouxeram dúvidas a respeito de uma suposta liminar concedida à ALL pela justiça, que determinaria a reintegração de posse da área a empresa. No entanto, durante o encontro, os próprios representantes negaram ter recebido qualquer notificação oficial da justiça.
Outra reivindicação do grupo foi a possibilidade de inclusão das famílias no programa Minha Casa, Minha Vida.

Ao final da reunião, o secretário de Habitação e dois técnicos do setor habitacional acordaram, junto ao grupo, cinco encaminhamentos para tentar construir uma solução definitiva para o caso: atualização do cadastro das famílias; novo encontro entre as partes para esclarecimento de dúvidas, marcado para a próxima terça-feira, dia 3 de janeiro, na paróquia do Parque Shalon III; contato formal entre representantes da Secretaria de Habitação e da ALL, para comprovação ou não da suposta liminar concedida pela justiça, e necessidade de constituição de uma entidade legal, para representação das famílias.

De acordo com o secretário, Clélio Leme, a Secretaria de Habitação não medirá esforços para tentar encaminhá-los a moradias dignas "Por enquanto, não é possível apontar soluções, pois precisamos avaliar a situação das famílias e verificar se existe a ordem legal de saída da área. Caso isso se comprove, voltaremos a nos reunir com eles para tentar ampará-los dentro da lei", salientou.

A diarista Leila Sandra da Silva, que estava entre os participantes, contou que vive no Parque Shalon III há cerca de três anos. Para ela, a reunião foi positiva e abriu novas perspectivas. "Nos receberam super bem, mas minha preocupação é saber se essa ordem do juíz existe, porque posso ir pra rua com quatro filhos. Vamos nos organizar para tentar achar uma solução junto com a Prefeitura", destacou.

Histórico

A reunião ocorrida nesta quarta-feira entre representantes da Secretaria de Habitação e das famílias do Shalon III começou a ser desenhada ainda na noite da última terça-feira, 27 de dezembro. A partir de informações desencontradas sobre a suposta liminar, os ocupantes se desesperaram e organizaram um protesto com barricadas de pneus, móveis e pedaços de madeira numa das pistas do km 3,5 da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (Campinas/Monte Mor). Eles exigiam a presença de um representante do Poder Público Municipal, para negociar uma possível remoção a conjuntos habitacionais destinados a famílias de áreas de risco.

Pelo menos dois representantes, das secretarias de Habitação e Serviços Públicos, estiveram no local, para iniciar o contato com as famílias. Depois, durante a madrugada, a reunião entre as lideranças, o secretário de Habitação e técnicos do setor habitacional foi pré-agendada para a manhã desta quarta-feira.

A Secretaria de Habitação realizou um levantamento das famílias instaladas no Parque Shalon III, na região Norte, em 2009. Foi constatado, na ocasião, que a área não é passível de regularização, principalmente por conta do alto risco decorrente da proximidade das moradias com a linha férrea. Na época, foram contabilizadas 300 famílias que cumpriam os requisitos para participar do Minha Casa, Minha Vida.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural