Notícias

Área do Ouro Verde recebe plantio de 1.200 mudas

Rita Hennies

O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, além dos secretários de Habitação, André von Zuben, de Meio Ambiente, Paulo Sergio Garcia de Oliveira, e de Infraestrutura, Osmar Costa, participaram na última terça-feira, 05 de julho, de parte do plantio de 1.200 mudas de árvores, numa área localizada na esquina da Rua Igarapé com a Av. Jacaúna, no Ouro Verde.

A área, localizada às margens do Córrego do Pium, região Sudoeste, é a terceira da cidade a ter a mata ciliar recomposta, após a remoção de 150 famílias que viviam sob risco no local, em Área de Preservação Permanente. As duas primeiras áreas recuperadas foram o Beco Mokarzel 2 e as margens do Córrego Barro Preto, no bairro Paraíso de Viracopos, próximo à Casa da Sopa.

A Secretaria de Habitação promoveu as remoções durante a Operação Verão 2010/2011, ocasição em que todas as moradias improvisadas foram demolidas. Atualmente, as famílias já estão recebendo o Auxílio Moradia e a estimativa é de que, até o final deste ano, serão encaminhadas a unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

O trabalho é possível graças ao apoio permanente de outros setores municipais, como as secretarias de Serviços Públicos, de Meio Ambiente e de Infraestrutura. O prefeito Dr. Hélio destacou a importância dessa ação multisetorial.  “É um trabalho integrado que retira famílias do risco de enchentes, por conseqüência determina a vida a todas elas, e ao mesmo tempo oferece condição digna de moradia com o Minha Casa, Minha Vida”, ressaltou.

Apoio Mútuo

O plantio de mudas fecha um ciclo de trabalho, que começa com o cadastramento das famílias que vivem sob essas condições, passa pela remoção das moradias impróprias e termina com a recuperação dos locais degradados. “É uma ação intersetorial importante, que nos proporciona a satisfação de melhorar a condição de vida de muitas pessoas”, enfatizou o secretário de Habitação André Von Zuben.

Neste ciclo, as secretarias de Serviços Públlicos e Meio Ambiente oferecem mão de obra para a demolição das subhabitações nas áreas de risco, ajudam a remover os entulhos das demolições e oferecem as mudas para recompor a vegetação original dessas áreas. De outro lado, o programa habitacional do município acaba contribuindo com a criação de ao menos 17 parques lineares, nas regiões do Ouro Verde e do Campo Grande, previsto nos planos Diretor e da Macrozona 5, que aguarda aprovação da Câmara Municipal. “As ações para implantação dos corredores verdes estão em andamento, em diversas regiões da cidade”, garantiu o secretário de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira.

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural