Noticias

Famílias contempladas com moradias do PAC comemoraram a conquista

Rita Hennies

Paciência, esperança e confiança. Esses foram os sentimentos que moveram as 30 famílias que aguardaram pela urbanização do Núcleo Residencial Guaraçaí e construção de suas moradias definitivas. No mês de setembro, elas receberam as chaves de seus imóveis, viabilizados pelo município por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Há quase 10 anos, quando as primeiras remoções começaram a ocorrer nas antigas ocupações do Núcleo Residencial Gênesis, na Vila Moscou e noNúcleo Residencial Guaraçaí, respectivamente, a conquista da casa própria e o acesso à infraestrutura ainda pareciam inatingíveis, para muitos dos habitantes que hoje compõe o Parque Linear Vila Parque Anhumas. Mas, com o lançamento do PAC, em janeiro de 2007, e o empenho do poder público municipal em obter recursos para concretizar a política municipal de habitação, essa realidade vem se transformando no município.

A líder comunitária do NR Guaraçaí, Rita de Cássia Arruda, está entre os moradores que comprovam essa transformação. "É uma vitória, porque faz 30 anos que moro lá. Quando mudei tinha quatro barracos, não tinha água nem luz. Lá eu criei meus filhos, estou criando meus netos e ainda vou criar meus bisnetos. Sempre tivemos esperança de ter nossa casa, passamos por muitas dificuldades, mas vencemos", ressaltou.

Outro morador local que confiou na possibilidade de um desfecho positivo para os habitantes da área é Pedro Ferreira Lopes. "Finalmente, vamos poder pegar nossas casas lá. Graças a Deus conseguimos, porque a gente sempre teve esperança", comemorou.

Histórico

O Núcleo Residencial Guaraçaí (próximo a Av. Norte-Sul, região do Flamboyant) compõe o Parque Linear Vila Parque Anhumas - trechode 5km desde o Guaraçaí até o Núcleo Residencial Gênesis, no limite com a Rodovia Dom Pedro I, às margens da bacia do Anhumas - que está em fase final de  revitalização e urbanização, com recursos do PAC.

As 30 unidades habitacionais já entregues beneficiam famílias removidas do próprio local, que foram alocadas em alojamentos provisórios e reassentadas na mesma região, e finalizam a primeira etapa de obras do Guaraçaí. A segunda etapa (60 UHs), a ser implementada na mesma área, já está licitada. As residências são assobradadas e possuem 48m² de área construída.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural