Notícias

Prefeitura entrega 1ª Unidade de Paz no Jd Bassoli, no Campo Grande

Tiago Souza

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública (SMCASP), inaugurou, no dia 13 de julho, sua mais recente ferramenta de segurança pública, a primeira Unidade de Paz (UP). Localizada no recém entregue Residencial Jardim Bassoli, na região do Campo Grande, a unidade é voltada para a preservação da ordem social e para estimulação das relações comunitárias.

A Unidade de Paz refere-se a um modelo adotado na área da segurança pública, com foco na presença do Estado e de policiamento comunitário, promovendo assim, a aproximação entre a comunidade e a nossa Guarda Municipal.

“Queremos cada vez mais quebrar a imagem de que forças públicas de segurança são apenas repressoras, e aproximar nossa GM da população, se tornando mais comunitária. E a inauguração vem ao encontro desse nosso desejo, incutindo nas regiões a tão desejada sensação de segurança”, afirmou o prefeito Hélio de Oliveira Santos.

A inauguração contou com a presença dos secretários de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Wagner Gonçalves de Carvalho, de Habitação, André Luiz von Zuben, vereadores e diversas autoridades municipais.

A presença da GM na UP tem como objetivo principal promover a segurança das famílias na saída e no retorno às suas casas, “atuando de forma preventiva e comunitária, para a manutenção da paz social”, como enfatiza o secretário da SMCASP, Gonçalves de Carvalho.

No local, foi instalada uma cabine caracterizada com o símbolo da GM apenas como uma instalação simbólica e nos próximos dias terá também uma cobertura no local de estacionamento para a viatura.

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) há muito tempo desenvolve trabalhos voltados para a emancipação e integração social de indivíduos em estado de vulnerabilidade social. Nesse sentido, o Jardim Bassoli, local de implantação da primeira Unidade de Paz, foi escolhido para a instalação de um residencial por meio do programa 'Minha Casa, Minha Vida', destinado a abrigar famílias de baixa renda, especialmente aquelas que viviam em áreas de risco. Estas famílias – dada a nova realidade estabelecida – estão passando por um processo de treinamento de convivência social ministrado por assistentes sociais da Sehab.

“Considerando a nova realidade social dessas pessoas é importante a manutenção do trabalho desenvolvido pela Sehab que, a partir de agora, contará com o apoio da Guarda Municipal de Campinas, especialmente por meio do posto avançado de operação, que marcará presença nos horários de pico (manhã e tarde)”, explica o secretário Wagner Gonçalves de Carvalho.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural