Noticias

Cohab finaliza trabalho social na primeira etapa do Jardim Bassoli

Rita Hennies

As primeiras 440 famílias contempladas com apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida em Campinas, hoje moradoras do Residencial Jardim Bassoli, comemoraram junto aos servidores da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Secretaria de Habitação (Sehab) e convidados, na noite desta quinta-feira, 21 de dezembro, a finalização do Trabalho Técnico Social (TTS) realizado na primeira parte ocupada do condomínio. A iniciativa consiste na implementação de diversas ações, com enfoque na prestação de informações, organização comunitária, condominial, educação econômica, sanitária e ambiental junto às famílias com renda de até três salários mínimos.

Uma apresentação fotográfica, que lembrou os momentos mais marcantes vividos pelas famílias, desde o sorteio das unidades e assinatura dos contratos habitacionais até a mudança dos beneficiados, foi o ponto alto do evento. No fim da confraternização os participantes se deliciaram com cachorro quente, algodão doce e refrigerantes, oferecidos pela Cohab-Campinas, e conferiram uma apresentação musical.

Na abertura da festa, o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Angelo Barreto, fez um apelo às famílias. "Peço que cuidem de tudo, apartamentos, áreas comuns e de lazer, porque foram feitos para melhorar a vida de vocês", ressaltou.

A gerente de atendimento a órgãos públicos da Caixa Econômica Federal, Maria Teresa Rodrigues, representante da instituição no evento, comemorou o fim de mais uma etapa de trabalho. "Quero parabenizá-los por essa nova vida", declarou aos participantes.

Dentre os moradores que fizeram questão de prestigiar a festa, estava a dona de casa Tatiane Venâncio da Silva. Ela contou que, apesar de ter vivido durante cinco anos no bairro Paraíso de Viracopos, um dos locais da cidade mais castigados pelas enchentes nos últimos anos, sofreu indiretamente com o medo e o drama da perda de pertences, decorrentes das fortes tempestades. "Morava próximo do Córrego Barro Preto, mas minha casa ficava num lugar mais alto. Mesmo assim, o medo era grande e a gente ficava angustiado ao ver nossos vizinhos tentando salvar suas vidas e eletrodomésticos", lembrou. Para a moradora, a Cohab cumpriu bem seu papel. "Quem se interessou e participou das reuniões de orientação aproveitou bastante", avaliou a moradora.

A responsável pela execução das ações junto às famílias do Bassoli, a assistente social Mônica Alves, comentou a experiência. "Valeu a pena. Foi um trabalho legal, muitas vezes difícil, e muito necessário", esclareceu.

Trabalho Técnico Social

O TTS é resultado de um convênio inédito, firmado em janeiro deste ano entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal de Campinas. A meta é resgatar a cidadania dos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida residentes no município.

A Caixa é responsável pelo financiamento das ações e acompanhamento da execução do trabalho. Já a Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab) e da Companhia de Habitação Popular (Cohab-Campinas), tem a função de elaborar o TTS, disponibilizar profissionais para executar as ações e apresentar relatórios financeiros e de atividades à instituição.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural