Notícias

Prefeito acompanha mudanças para conjunto do Minha Casa, Minha Vida

Rita Hennies

Quando a comitiva liderada pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos chegou ao Residencial Jardim Bassoli, na manhã desta terça-feira, dia 10 de maio, quatro caminhões descarregavam pertences de famílias contempladas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

A comitiva acompanhou parte dos descarregamentos e foi visitar o apartamento da auxiliar de limpeza Ana Gabriela Nicodemes, que se instalou com a família no condomínio na segunda-feira, dia 9.  Ela recebeu os representantes da Prefeitura com um sorriso estampado no rosto, que atestou o momento importante pelo qual passa atualmente. “Estou muito feliz. É um alívio estar na minha casa”.

Antes, o prefeito a cumprimentou, pediu licença para visitar o imóvel e disse ter gostado muito do que viu.“O nosso papel é dar a essas famílias uma moradia de qualidade e acompanhá-las depois dessa fase, com o trabalho dos técnicos da Companhia de Habitação Popular (Cohab) e  da Secretaria de Habitação (Sehab), que de uma maneira muito profissional vão garantir a elas o aprendizado da convivência”, disse o prefeito.

O Trabalho Técnico Social - por meio do qual serão implementadas ações de prestação de informações, organização comunitária e condominial, educação econômica, patrimonial, sanitária e ambiental - junto aos moradores já começou na prática. A iniciativa resulta de um convênio entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal.

As mudanças das primeiras famílias contempladas pelo MCMV, com renda de até três salários mínimos, começou no dia 25 de abril. A operação termina na sexta-feira, dia 13, quando 440 mudanças terão sido concluídas com apoio das equipes da Secretaria de Habitação (Sehab) e da Cohab.

Plantio fecha ciclo de tranformações

Depois de acompanhar algumas mudanças no Residencial Jardim Bassoli, na região do Campo Grande, a comitiva se dirigiu ao bairro Paraíso de Viracopos, próximo à Casa da Sopa (região Sudoeste), onde, nos últimos dias, já foram plantadas 700 mudas de diversas espécies. Antes, a área era completamente tomada por moradias improvisadas, de alvenaria e madeira. E como o local fica exatamente na junção de dois córregos, os moradores corriam sérios riscos.

Na avaliação do prefeito, que plantou uma muda junto aos secretários André Von Zuben, de Habitação e Flávio de Senço, de Serviços Públicos, o ato representou o fim de um ciclo virtuoso. “Eu passei aqui muitas noites acompanhado as famílias desalojadas pelas enchentes. E hoje estamos recuperando a área, que receberá cerca de 1900 mudas no total. Isso me enche de orgulho”, enfatizou Dr. Hélio.

O secretário André von Zuben esclareceu que esse ciclo se inicia com o cadastramento das famílias que habitam áreas de risco. Depois, elas são inscritas no MCMV e removidas, conforme a urgência da situação a que estão submetidas. O ciclo termina, então, com a concepção da logística para o processo de mudanças e com a recuperação dessas áreas.  “É uma sensação de dever cumprido e de satisfação em poder construir uma condição de vida melhor para as famílias”, comemorou.

O trabalho só é possível, também, pelo apoio irrestrito de outros setores municipais, como destaca o secretário de Serviços Públicos Flávio de Senço. “As secretarias de Serviços Públicos e de Meio Ambiente apóiam o programa habitacional do município ajudando a demolir as moradias de áreas de risco, a remover os entulhos e a recuperar a área, aplicando terra vegetal e reconpondo a vegetação nativa”.

A presidente da Casa da Sopa e da Associação de Moradores do Jardim Paraíso de Viracopos, Benedita Aparecida de Camargo, conta que viveu 35 anos em compasso de espera, na região, onde enfrentou muitas dificuldades decorrentes das enchentes. Ela está entre os primeiros 440 contemplados pelo MCMV em Campinas. “Eu pedi tanto a Deus por esse dia que nem sei dizer para vocês o quanto eu estou feliz”

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural