Noticias

Segunda fase do Residencial Bassoli contempla mais 180 famílias de Campinas

Alberto Dini e Rita Hennies

As 180 famílias selecionadas para adquirir os apartamentos da segunda fase do Residencial Bassoli participaram de um sorteio na manhã deste sábado, dia 8 de outubro, na sede da Cohab, para definição das localizações de cada uma delas.

Destinado a famílias com renda até 3 salários mínimos e construído com recursos do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, os apartamentos serão destinados às famílias que viviam em áreas de risco e que tiveram suas casas interditadas e/ou demolida. Estas 180 famílias irão se somar às 440 já ocupantes da primeira fase do Residencial Bassoli. No total, o conjunto oferecerá 2.380 moradias, num investimento de R$ 120,9 milhões, rateados entre Governo Federal e Prefeitura de Campinas.

"Participar de um evento como este, quando tantas famílias realizam o sonho da casa própria, é o melhor presente que eu poderia ganhar nesta data", disse o aniversariante do dia, prefeito Demétrio Vilagra, que participou do evento ao lado do secretário de Habitação e presidente da Cohab, Ângelo Barreto, secretários municipais e vereadores. "É gratificante ver a dignidade restaurada no semblante das pessoas", disse o prefeito, que entregou simbolicamente a chave do apartamento de Magali dos Santos Souza.

O sorteio deste sábado priorizou idosos e pessoas com deficiências, aos quais foram destinados 4 unidades adaptadas e 32 em andares térreos, para facilitar o acesso.

Os apartamentos tem área de 41,36 m2 com dois dormitórios, sala, cozinha, wc e área de serviço. O empreendimento possui áreas de lazer, com churrasqueiras, salões de festa, playground e garagem, além de interfone.

Mokarzel nunca mais

Depois de quase dez anos morando no Beco do Mokarzel, em Sousas, às margens de um trecho alagadiço do rio Atibaia, o pedreiro Marco Antônio Pires, 37, disse que nunca mais vai esquecer o dia em que seus cinco filhos conheceram o Residencial Bassoli. "Foi uma surpresa enorme. A gente não esperava que fosse tão bom assim. As crianças adoraram e não veem a hora da mudança", disse Marco, que é casado com a promotora de vendas Ana Paula Bernardino, com quem tem cinco filhos.

Depois das enchentes do início deste ano, o barraco onde Marco vivia com a família foi interditado, condenado e demolido pela Secretaria de Habitação e Defesa Civil. Mas Marco não ficou desamparado: até ser selecionado para o Bassoli, recebeu uma ajuda de custo da Prefeitura no valor de R$ 371,00 mensais, com a qual garantiu o aluguel de uma outra casa desde que saiu do Mokarzel.

Marco fala sem saudades dos tempos difíceis do Mokarzel. Do cotidiano de desespero das noites de chuva interminável, das enchentes, dos pernilongos, da dengue e até da convivência forçada ao lado das biqueiras e dos marginais. "Lá (no Residencial Bassoli) é outro mundo, seu moço. Pra mim e pra minha família é um sonho realizado".

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural